Leva casaco! Massa de ar polar pode trazer neve ao Brasil essa semana
Temperaturas próximas de 0°C no Centro-Oeste e no Sudeste. Na Região Sul, os termômetros devem cair para marcas negativas.
Uma massa de ar frio de origem polar promete fazer as temperaturas baixarem bastante nesse início de mês. Segundo o Climatempo, a primeira semana de julho provavelmente será a mais gelada de 2019.
Esse período vai durar de 1 a 8 de julho. Os dias de frio mais intenso serão 5 e 6.
Com isso, há boas chances de que ocorram precipitações sólidas (neve, chuva congelante e chuva congela) na Região Sul – com temperaturas abaixo de zero. Como sempre, é mais provável que isso ocorra nas serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, mas “não se descarta completamente a ampliação das áreas com possibilidade de ocorrência destes fenômenos”, segundo o Climatempo.
A geada também promete ser intensa nos estados do Sul, mas provavelmente afetará as regiões Centro-Oeste e do Sudeste – onde as temperaturas chegarão perto de 0°C. A geada pode aparecer até mesmo em Goiás nos próximos dias. Por lá, e também na Bahia, a previsão é de os termômetros se aproximem da marca de 10°C.
O vento frio desta massa polar deve alcançar até áreas do centro-sul do Pará e do Tocantins e o interior do Nordeste – mas com menos intensidade, lógico.
Antes de os termômetros despencarem de vez, a chuva será intensa em algumas regiões. Os locais mais afetados pela água serão as regiões Sul e Sudeste, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Também pode chover no Distrito Federal, Rondônia, Acre, Bahia e no sul do Amazonas.