Leitura a jato vale a pena?
Sim! Com a leitura dinâmica você devora livros e revistas em menos tempo do que levaria com a leitura convencional
Ler é maravilhoso! Você aprende, fica em diacom sua saúde mental e até se emocionaFoto: Dreamstime
Quem não gostaria de devorar um livro por semana? Seguindo esse raciocínio, leríamos quatro títulos por mês e 48 por ano. Uau, que aprendizado! Nossa mente agradece, pois os benefícios da leitura são imensos. Para citar um bom exemplo, a atividade exercita o cérebro, aumentando a longevidade e prevenindo doenças relacionadas às perdas de memória, como o terrível mal de Alzheimer. Mas o que fazer se você não tem tempo de conferir tantas obras assim? A solução pode estar em um bom curso de leitura dinâmica.
No entanto, é preciso ter força de vontade para que o curso dê certo. “Não adianta fazê-lo se não houver uma mudança radical na postura de vida”, alerta o professor Juarez Ângelo Lopes, do Rio de Janeiro, pioneiro em leitura dinâmica e o único professor notório especialista do Brasil. Lopes explica que estamos condicionados à leitura tradicional que nos é ensinada na pré-escola, onde aprendemos a conferir sílaba por sílaba, até formar palavras inteiras. O curso de leitura dinâmica ensina um novo método no qual, ao invés de lermos sílabas para juntar as palavras, assimilamos blocos ou seja, palavras inteiras de uma vez.
Concentração e treino
O especialista garante o sucesso do método e dá outro toque importante: “Não adianta ler rápido sem compreender o conteúdo”. A dica, então, é ter concentração e treinar cada vez mais, para aumentar o campo visual. “É um trabalho difícil, mas não é impossível”, finaliza o professor Lopes.