CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Leitura a jato vale a pena?

Sim! Com a leitura dinâmica você devora livros e revistas em menos tempo do que levaria com a leitura convencional

Por Redação M de Mulher Atualizado em 21 jan 2020, 12h20 - Publicado em 28 out 2008, 21h00

Ler é maravilhoso! Você aprende, fica em dia
com sua saúde mental e até se emociona
Foto: Dreamstime

Quem não gostaria de devorar um livro por semana? Seguindo esse raciocínio, leríamos quatro títulos por mês e 48 por ano. Uau, que aprendizado! Nossa mente agradece, pois os benefícios da leitura são imensos. Para citar um bom exemplo, a atividade exercita o cérebro, aumentando a longevidade e prevenindo doenças relacionadas às perdas de memória, como o terrível mal de Alzheimer. Mas o que fazer se você não tem tempo de conferir tantas obras assim? A solução pode estar em um bom curso de leitura dinâmica.

No entanto, é preciso ter força de vontade para que o curso dê certo. “Não adianta fazê-lo se não houver uma mudança radical na postura de vida”, alerta o professor Juarez Ângelo Lopes, do Rio de Janeiro, pioneiro em leitura dinâmica e o único professor notório especialista do Brasil. Lopes explica que estamos condicionados à leitura tradicional — que nos é ensinada na pré-escola, onde aprendemos a conferir sílaba por sílaba, até formar palavras inteiras. O curso de leitura dinâmica ensina um novo método no qual, ao invés de lermos sílabas para juntar as palavras, assimilamos blocos — ou seja, palavras inteiras de uma vez.

Concentração e treino

O especialista garante o sucesso do método e dá outro toque importante: “Não adianta ler rápido sem compreender o conteúdo”. A dica, então, é ter concentração e treinar cada vez mais, para aumentar o campo visual. “É um trabalho difícil, mas não é impossível”, finaliza o professor Lopes.

Continua após a publicidade
Publicidade