Kéfera do ‘5incoMinutos’ é acusada de racismo e machismo em sua paródia de ‘Work’
O namorado da youtuber fez blackface para ficar parecido com o Drake
Ontem a youtuber Kéfera lançou mais uma paródia em seu canal 5incoMinutos. Depois do sucesso de ‘Bang’, a blogueira mirou em ‘Work’ da Rihanna, trazendo seu namorado Gusta para ser o Drake. Com quase 3 milhões de visualizações até o momento, a paródia está dando o que falar por dois motivos: racismo e machismo.
Não demorou muito após o vídeo ser publicado para que ambos fossem acusados de racismo por fazer blackface – assim como ocorreu com Zoë Saldaña no filme ‘Nina’.
A prática surgiu no teatro clássico, quando nem negros e nem mulheres podiam fazer parte das companhias teatrais. Com isso, os homens brancos vestiam-se de mulheres e pintavam sua pele com tinta preta para interpretar pessoas negras. Com a evolução da humanidade Graças!, essa prática foi excluída e hoje é considerada racismo.
Sobre a polêmica do blackface, o próprio Gusta respondeu em sua conta no Facebook:
Mas não foram só as reclamações sobre racismo que a paródia recebeu. Muitas usuárias criticaram Kéfera por incentivar a rivalidade feminina na letra da música: “Quem é essa que cê deu like e essa vaca no whastapp? Eu vi na sua timeline, curtindo foto de biscate.”
Até o momento, a youtuber não se manifestou sobre nenhuma das críticas.
E você, o que acha do caso?
UPDATE:
Kéfera se pronunciou em sua conta no Snapchat quanto a acusação do blackface, seguindo a mesma linha que seu namorado Gustavo. Ela explicou a técnica teatral e contou quando o Gustavo sofreu racismo ao ser apontado como seu namorado. Quanto as acusações de machismo, ela reforçou que a letra é uma paródia que fala sobre ciúmes e que, por mais bem resolvida que seja uma pessoa, em muitos momentos ela vai soltar palavrões para expressar sua raiva e nem por isso ela é machista.