Iva Olivari: Conheça a mulher que manda no banco da Seleção Croata
A gerente da Seleção da Croácia é a única mulher em um alto cargo dentro das federações de futebol presentes na Copa 2018.
Se você está acompanhando os jogos da Copa 2018, comece a prestar atenção às imagens do banco da Croácia. Ali, ao lado do técnico e dos jogadores reserva, Iva Olivari destaca-se a única mulher à beira do campo durante as partidas do Mundial esse ano.
Ex-tenista, Iva ocupa hoje o posto de gerente da seleção croata, o que faz dela um dos nomes mais importantes da federação de futebol do país. É triste que, em 2018, isso ainda seja motivo para que Iva vire notícia, mas a presença feminina segue sendo absurdamente escassa dentre os dirigentes do esporte.
Aos 49 anos, Iva trabalha há mais de 20 na federação croata e trilhou uma longa jornada para ocupar o posto que tem desde 2016. Ela já atuava no órgão desde os primórdios, já que a federação de futebol do país só passou a existir quando a Croácia tornou-se independente da antiga Iugoslávia, nos anos 1990.
Por mais que Iva seja uma figura que destoa no banco durante os jogos da Copa, pouco se fala sobre o pioneirismo dela. Mesmo assim, seu nome é muito respeitado no futebol, pois a Croácia tem uma das seleções mais respeitadas do Leste Europeu.
Apesar de ser um lobo solitário no campo em que atua – um campo bem machista, diga-se de passagem – Iva garante que ama o que faz e que a federação croata é uma grande família. “Se alguém dissesse que eu acabaria trabalhando com futebol 30 anos atrás ia responder que isso seria quase impossível, mas você nunca sabe onde a sua vida vai te levar e eu amo o trabalho que faço, amo estar com o time e eu sempre darei o meu melhor para trabalhar da melhor maneira possível. Os colegas também me dão muito apoio, nós realmente somos uma grande família”, disse ela quando assumiu o posto de gerente da Seleção Croata.