Imagine a vida sem celular: série de fotos tira os aparelhos das mãos das pessoas
Eric Pickersgill criou uma série fotográfica para mostrar como a tecnologia nos isola das pessoas que convivemos
Ok, vamos admitir: as vezes somos mais viciados em nossos celulares do que gostaríamos de dizer. Sentimos ele vibrar quando ele está quietinho, damos uma olhadinha a cada cinco minutos com a desculpa de ver que horas são, e somos craques em matar o tempo olhando as redes sociais (que são muuuuito mais interessantes que encarar uma parede).
Reconhecendo o próprio vício, o fotógrafo Eric Pickersgill criou uma série chamada Removed, em que retira os smartphones e tablets das mãos das pessoas fotografadas em situações cotidianas. O resultado não é nada bonito…
Em seu site, Eric conta que seu trabalho começou a acontecer após fazer anotações sobre uma família em um café:
“A família sentada próximo a mim no Ilium Café em Troy, NY, é tão descontectada entre si. Não tem muita conversa. O pai e duas filhas têm seus próprios telefones em mãos. A mãe não tem um ou resolveu deixar ele para lá. Ela encara o lado de fora da janela, triste e sozinha na companhia dos seus familiares mais próximos.”
O fotógrafo fala que isso é algo tão comum no nosso dia a dia que acabamos não tomando consciência do que deixamos de lado até vermos por outra perspectiva – algo que a série fotográfica procura retratar.
Para quem quiser se tornar mais consciente do próprio vício, mas ainda precisa de mais incentivo, as outras fotos de Removed podem ser vistas no site de Eric, que também apresenta um vídeo sobre o projeto: