Heineken tira comercial racista do ar após receber críticas
“Eu acho que algumas empresas estão lançando comerciais perceptivelmente racistas para ter mais visualizações", apontou o cantor Chance The Rapper.
A Heineken pisou na bola e lançou um comercial BEM questionável da cerveja light – que é uma versão mais leve do que a original. No vídeo publicitário, uma moça – de pele clara e traços orientais – está insatisfeita com sua cerveja e, ao perceber isso, o bartender – que é branco – se prontifica a dar uma Heineken light a ela. Aí, a garrafa vai deslizando até chegar na moça e, pelo caminho, passa por três pessoas negras.
Depois disso vem o slogan: “Sometimes, lighter is better”. Em inglês, essa frase pode ter dois significados: “às vezes, mais leve é melhor” e “às vezes, mais claro é melhor” (no sentido de tonalidade claro/escuro). Pegou mal, sim ou muito? Realmente não dá para entender como ninguém envolvido na campanha teve a ideia de dizer “hey, galera, acho que rola um duplo sentido ofensivo aí”. Está tão na cara!
E eis que o cantor Chance The Rapper foi lá dar o puxão de orelha que a Heineken estava merecendo. Ele resolveu fazer isso ao estilo “tapa de luva” e, inclusive, disse que não estava propondo um boicote à marca. Mas o recado foi dado e ele mandou muito bem.
“Eu acho que algumas empresas estão lançando comerciais perceptivelmente racistas para ter mais visualizações. Essa merda é racista/falsa e acho que eu não deveria ajudar [na divulgação] postando sobre isso. Mas preciso dizer mesmo assim. O comercial ‘sometimes lighter is better’ da Heineken é terrivelmente racista, meu Deus”.
Não estou dizendo para boicotá-los, só estou mostrando o quão frequentemente isso acontece e eu acho que eles estão fisgando consumidores e tuítes e freelancers e tudo mais. Tipo, eu não queria estar morrendo de vontade de tuitar sobre isso mas como você poderia não fazer isso [falar a respeito]?”
Frente à repercussão, a Heineken resolveu retirar o comercial do ar e se manifestou sobre o caso em entrevista a BBC. Segundo a publicação, um porta-voz da empresa disse o seguinte: “A Heineken tem desenvolvido um marketing diverso, mostrando que há mais coisas que nos unem do que coisas que nos separam. Acreditamos que o comercial está se referindo a Heineken Light, mas erramos o alvo e estamos levando as críticas em consideração para que isso influencie as nossas futuras campanhas”.