Hábitos ruins: livre-se deles!
Veja algumas dicas para você superar os vícios destrutivos de maneira simples e prática
Liberte-se das manias ruins
Foto: Getty Images
Você sofre com o cigarro? Adoraria parar de atacar a geladeira à noite, mas não consegue? Sair da zona de conforto não é mesmo fácil.
A boa notícia é que, na hora em que você resolve mudar, basta repetir esse comportamento por 28 dias e um novo hábito estará instalado. Para facilitar, siga os conselhos da psicóloga Ana Claudia Vanzelli.
1. Reflita
Quando bater a vontade, avalie o estrago que o hábito ruim (fumar, comer demais…) poderá causar a você e às pessoas que você ama. Ele vale tanto a pena assim?
2. Comece devagar
Se a meta for gigante, a chance de concluí-la diminui. Faça um pouquinho por dia de esforço para mudar e lembre-se de que para abrir espaço para o novo é preciso deixar o velho para trás. Sem dó.
3. Pense positivo
Creia no seu potencial e troque frases como “eu não consigo” por “eu posso, sim”.
4. Ocupe-se
Para evitar recaídas, faça coisas divertidas. Dance, leia, cuide das plantas, assista a um bom filme…
5. Seja clara
Com objetivos bem definidos a tempestade acaba virando garoa. E você logo encontrará o arco-íris.
6. Recompense seu próprio esforço
Comemore cada pequena vitória. Saia para dançar, encha a casa de flores, dê-se um presente. A estratégia servirá de incentivo para continuar a batalha.
7. Fortaleça seu corpo
Exercite-se, alimente-se adequadamente, durma pelo menos oito horas por noite, acredite em algo maior. Sinta-se cada dia mais viva e verá como isso traz força!
8. Deixe a culpa de lado
Não deu para segurar o hábito de roer as unhas? Acabou com a caixa de bombons? Quebrou o pau por causa de ciúmes? Paciência. Ficar culpada só piora a situação. Tente acertar da próxima vez.
9. Procure ajuda
Não tenha vergonha de compartilhar suas fraquezas. Com o apoio do parceiro, de amigos ou psicólogo fica mais fácil superar as dificuldades.