Festa infantil: 6 dicas para uma comemoração mais sustentável

Truques simples para organizar uma festa eco-friendly

Adotar práticas de consumo mais consciente é uma tendência crescente. É importante ressaltar que isto não significa parar de consumir, mas sim consumir melhor, de forma sustentável.

Para os pais que desejam celebrar o aniversário dos filhos de maneira menos agressiva ao ambiente, algumas práticas simples podem ser adotadas. Tenha em mente que mesmo as pequenas coisas que fazemos podem fazer a diferença.

1. Convite eletrônico

Quem disse que o convite precisa ser impresso? Dispense o uso de papel e use recursos eletrônicos para convidar os amigos. O aniversariante pode gravar um vídeo e convidar a todos via e-mail ou WhatsApp.

2. Troque o salão fechado por um espaço ao ar livre

View this post on Instagram

Algumas das nossas frutinhas no Piquenique da Sofia. Tudo ficou tão lindo! Uma festa ao ar livre, afetiva, cheia de amor e parceiros incríveis. . Decoração: @lepetitfestaria Fotografia: @fotografoedvieira Bolo e doces: @sonhosdeacucarprafestejar Feltro e Flores de Papel: @mspoppinsatelie Biscoitos Decorados e 3D: @biscoitosdananda Pipocas Gourmet: @docelimaogourmet Papelaria Personalizada: @caroldemattosdesign Maquiagem artística: @tianany.animacoes . . #mspoppinsatelie #piquenique #picnicparty #frutasfeltro #feltfruit #festapiquenique #festarj #festaafetiva #feltrocomamor #feitoamao #picnic #festanoparque #frutasdefeltro #feltrolove #decorcomfeltro #instafeltrices #instafeltro #feltlove #feltromania #instafelt #feltroqueamo #feltrorj #feltroloveof #instafeltrices #dicas_parafestas #macafeltro #perafeltro

A post shared by Ms. Poppins Ateliê (@mspoppinsatelie) on

 

 

Pode ser um parque, um clube, uma praça ou mesmo o quintal da casa. Ao optar por um espaço ao ar livre, você aproveita a luz do dia e reduz o consumo de energia elétrica. Além disso, o contato com a natureza permite infinitas possibilidades de brincadeiras que não envolvem itens eletrônicos.

3. Explique a proposta aos convidados

Envolva seus amigos na proposta de uma festa amiga da natureza. Peça, por exemplo, que embrulhem o presente em papel reciclado ou utilizem folhas de jornal e revista.

4. Copos e pratos reaproveitáveis

 

View this post on Instagram

Essa sem dúvida foi a parte que os convidados mais curtiram! Na entrada cada um pegou um copo com um adesivo de lousa e escreveu seu nome com giz. As vantagens são várias: 🥛Quem perdia o copo (como eu, rs) encontrava fácil! 🥛Ninguém precisou usar mais de um copo (menos gasto); 🥛Não sobrou aquele monte de copo pra jogar fora depois (menos sujeira); 🥛Todos puderam levar seu copo pra casa cheio de docinhos! 😋 Ou seja, pode até parecer que o investimento seja um pouco maior, mas além de poupar o meio ambiente o copo se tornou uma lembrança e uma inspiração pros convidados! Foto de 📸 @jackmedeiros27 ♥️ . #ficaadica #festasustentável #festaemcasa #festaCebolinha #festamelancia #festamagali #festasimples #festaminimalista #alemdobolinho #maesemdinheiro #soumbolinho #nuncaésoumbolinho #copospersonalizados #lousa #giz #charkboard #personalizado #copos #lembrancinha #festainfantil #festaafetiva #festabarata #inspiração #boasideias #copodeacrilico #copolongdrink #copolongdrinkpersonalizado

A post shared by Tatyando 💛 (@taty.ando) on

Esqueça os descartáveis e opte por itens reutilizáveis, que já façam parte do acervo pessoal da família.

5. Use a criatividade na decoração

View this post on Instagram

Melanciaaas!!!! 🍉❤️🍉❤️🍉

A post shared by Duster Festas (@dusterfestasoficial) on

View this post on Instagram

Amamos quando a decoração é simples, mas no capricho e sustentável 🍃 . Depois que a festa acabar, todos esses objetos podem ser usados de novo e de novo, em uma nova festa, na decoração de casa… E é nisso que temos que pensar! . Nossas escolhas para as comemorações podem gerar resíduos que durarão centenas de anos na natureza para se degradar, isso quando não vão parar nos rios e oceanos no meio do caminho. . Já parou pra pensar em todas as festas que já fomos na vida, que os descartáveis plásticos usados ainda existem por aí? 😳 e podemos viver por mais 100 anos, que eles ainda existirão. 😩 . Vamos mudar esse cenário? #Repost @mairab.decor ・・・ Simples, mas transmite acolhimento ! Alguns dos nossos centros de mesas para recepcionar os convidados. Qual você se identificou mais? #centrodemesa #mairabdecor

A post shared by Ísis Figueirôa (@afestaverde) on

 

View this post on Instagram

Uma mini table linda com tudo que a aniversariante gosta: sereia, dinossauro, fadas… Adoro festa caseira! 💕💕 por @tamaragarkisch 💜 #kikidsparty . #Repost @tamaragarkisch ・・・ Pra viver de amor com nossa primeira festa do ano 💕 mini table de doces❣estação de sucos e frutas❣mesa de comidinhas saudáveis com ambientação fofa… encante – se!!!A mamãe da Clara nos pediu uma festa que tivesse td que a pequena gostasse e assim foi… Ela abriu as portas da sua bela casa para uma festa lúdica e encantadora… .Fada, sereia, dinossauros, monstrinhos e a baleia do pinóquio… ufa rs isso mesmo! Td junto rs e o resultado foi esse… . Na paleta de cores o rosa que a Clara ama e o cobre para dar um ar mais nobre além da cor do ano eleita pela @pantonebr o ultra violeta . – Projeto/ produção/ decoração/ fantasias/ fada/ baleia @tamaragarkisch .Artes nas pedras/ topers/ pegadas de dinos/ produção e montagem – Wagner Guilherme (meu filho 💙 além de artista do ateliê) . .Oficina de máscaras de monstrinhos e recreação @recreacaotamaragarkisch sereia @santa_caixola . buffet @cozinhadaflor fotos @par2family . #fada #sereia #monstrinho #dinossauros #pinóquio #baleia #baleiadopinóquio #rosa #kikidsfada #cobre #ultravioleta #violeta #pantone2018 #rosegold #festa #festacaseira #festaemcasa #festafeitaamão #festainfantil #festalúdica #festadecriança #festasustentável #festaemSP #arcodesconstruido

A post shared by Kikids Party by Kiki Pupo (@kikidsparty) on

Dê nova cara a itens que seriam descartados e torne a decoração mais criativa e inusitada. Pallets, caixas de madeira, caixotes de feira, papelão, rolo de papel higiênico e caixas de leite podem ser grandes aliados na hora de decorar. A decoração pode também incluir elementos como folhas, conchas, sementes, pedras e materiais recolhidos na natureza.

6. Evite o uso de balões na decoração

Após a festa eles perdem totalmente a utilidade. O enfeite pode ser substituído por pompons, quadrinhos, bastidores coloridos e lanternas de papel, por exemplo. Prefira sempre itens que que possam ser reaproveitados depois na decoração do quarto do pequeno.