Clique e assine com até 75% de desconto

Feng shui das plantas e flores para harmonizar sua casa

Veja como atrair saúde, prosperidade, equilíbrio e amor para sua casa com os segredos do feng shui, uma técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes.

Por Nicki Weber (colaboradora) Atualizado em 15 jan 2020, 08h31 - Publicado em 20 fev 2014, 21h00

Sabemos que o convívio com as plantas proporciona sensação de prazer, diminui o estresse e melhora a qualidade do ar e da vida de forma geral. Além desses benefícios, o que poucos sabem é que elas, segundo o feng shui, também deixam os ambientes mais harmoniosos. Mas não basta sair por aí espalhando várias pela casa. Veja como você deve fazer:

 

Use flores naturais

Seja em vasos com terra ou água, o importante é haver folhagens e flores naturais no ambiente. “Evite as artificiais, porque sem vida elas deixam a energia estagnada”, diz Sérgio Carillo, arquiteto e consultor de feng shui. Se mesmo assim você insistir nas artificiais por praticidade ou porque não tem jeito para lidar com plantas, é possível “curar” o ambiente. Basta colocar dentro do vaso uma pequena ametista, cristal capaz de transmutar energias.

 

Elimine folhas murchas e secas

Este tipo de folhagem, assim como as pontiagudas como a espada-de-são-jorge, podem trazer azar. “É que, segundo a tradicional técnica oriental, essas plantas afastam a sorte com suas extremidades pontiagudas”, diz Luzia Maria Caetano da Silva, autora dos livros Prosperidade Ativa e Segredos da Porta de Entrada (AgBook). Na dúvida, é bom mantê-las bem longe de você.
 

Thinkstock / Getty Images
Thinkstock / Getty Images

 

O melhor local

No feng shui, a casa é dividida em várias áreas. São oito ao todo e englobam espiritualidade, trabalho, saúde e família, entre outras. Como as plantas são usadas pelos consultores para equilibrar a energia de uma determinada área, é fundamental saber onde exatamente colocá-las. “É para a energia fluir de forma positiva”, diz Luzia.

O ideal é ter uma planta perto da porta de entrada, em um ângulo de visão que torne possível avistá-la ao entrar. Ao definir o local, lembre-se de verificar se ela é do tipo que precisa de mais sol ou de sombra. “Além da luminosidade adequada, a área deve ser ventilada”, diz Sérgio. Esses fatores influenciam a vitalidade e, consequentemente, a energia da planta e da casa, deixando-a mais agradável.

Na cozinha, segundo a consultora de feng shui Adriana Scartaris, é recomendável colocar uma planta entre o fogão e a pia ou a geladeira para equilibrar o elemento água desses objetos com o fogo do eletrodoméstico.

A mesa de jantar é o símbolo da prosperidade na casa, de acordo com Cris Ventura, especialista em feng shui, do site Personare. Por isso, capriche nos arranjos com uma bela toalha e um vaso de flores. Uma ótima opção são flores na cor amarela, que simboliza dinheiro e pode fazer bem ao seu bolso. 

Continua após a publicidade

O banheiro é ótimo candidato a receber flores porque elas filtram as energias ruins e ajudam a manter o ambiente saudável. 
 

Aposte nestas para atrair…

 

Prosperidade

Nandinha, azulzinha, orquídea lilás, hortênsia e zamioculca colocadas nas varandas e na entrada principal, dentro ou fora de casa, ensina Carillo. As flores púrpuras e as trepadeiras são indicadas.

 

Harmonia e bem-estar

Azaleia de flor rosa e amor-perfeito para jardins que ficam na frente da casa. Use violetas cor-de-rosa nos banheiros, janelas da cozinha e área de serviço. Elas trazem sorte, proteção e paz.

 

Amor e boas amizades
Para varandas e jardins laterais, jasmim, lavanda, azaleia branca e buxinho são indicadas. Nas salas de jantar, lírio e copo-de-leite. O desejo é atrair o amor, além do jasmim, flores nas cores rosa, branca e vermelha também vale. Tenha por perto: amor-perfeito, hibisco e árvore-da-felicidade (macho e fêmea no mesmo vaso). Para mais amigos, flores brancas.

Continua após a publicidade
Publicidade