Faça arranjos com pinheirinhos para decorar a casa
A tradicional árvore natalina pode ganhar ares de arranjo para diferentes ambientes da casa. Inspire-se nestas ideias
O pinheirinho de Natal representa a fertilidade e a vida. A tradição européia de enfeitá-lo com fitas, bolas e laços indica fartura e o desejo de colheita de bons frutos durante o próximo ano
Foto: Empório Fotográfico
Para fazer esses arranjos você vai precisar de…
· Pinheirinhos, tesoura e cola quente (você já tem em casa);
· Bolas decoradas;
· Saco de juta (20 x 40 cm);
· Fitas decorativas;
· Enfeites natalinos;
Foto: Empório Fotográfico
Na janela
Coloque o pinheirinho dentro de um cachepô de madeira pintada. Dê charme ao vaso fixando um laço de fita com cola quente. Pendure bolas pequenas nos galhos da árvore. Para deixar a peça com um ar glamouroso, escolha enfeites de mesma tonalidade ¿ os da foto combinam ouro e cobre.
Foto: Empório Fotográfico
No aparador
Que tal um arranjo natalino rústico? Basta revestir o vaso com um saco de juta cru e substituir as tradicionais bolas por estrelas de retalhos de tecido.
Foto: Empório Fotográfico
No centro da mesa
Você pode inovar e surpreender os convidados fazendo arranjos de pinheirinhos para a mesa da ceia. Acomode-os em vasos bonitos e pendure adornos discretos, como estas estrelas douradas.Na escada
Foto: Empório Fotográfico
Na escada
Básico e festivo: posicione nos primeiros degraus alguns pinheirinhos em vasos vermelhos decorados com fitas natalinas. Em vez de pôr as bolas na árvore, deixe-as estrategicamente caídas ao redor do enfeite.
E depois do Natal?
De acordo com a paisagista Paula Galbi (SP), a maioria dos pinheirinhos é vendida com a raiz cortada e, por isso, não sobrevive muito tempo. Antes de comprar o seu, certifique-se de que a planta foi colocada no vaso com a raiz íntegra (ela tem aproximadamente a metade do tamanho do tronco). Passadas as festas, replante o pinheirinho num jardim, para que ele cresça. A árvore se desenvolve bem apenas com a água das chuvas.