Exemplo de mãe para filho
Os pais são as maiores inspirações dos filhos e, por isso, suas atitudes são copiadas pelos pequenos - dê melhor exemplo para construir um mundo melhor!
Você, com certeza, já ouviu a expressão “tal pai, tal filho”. Bom, isso também vale para as mães. O comportamento dos pais serve de exemplo para os filhos, e isso é perceptível pelas suas ações: a maneira parecida de falar, gesticular, interagir com outras crianças e até na forma como, por exemplo, eles cuidam de seus brinquedos. Uma mãe, ao dar carinho e cuidar de sua filha, dá a ela o exemplo que (se você reparar) será reproduzido na hora em que ela cuidar de suas bonecas.
Partindo da premissa de que as crianças imitam os pais, pois têm a necessidade de criar modelos, bons exemplos refletem no comportamento dos pequenos. Situações simples, como pedir desculpas, agradecer e até a forma de se relacionar com os membros da família, são observadas e copiadas.
1 – Participe ativamente da formação do seu filho. É importante que os pais estejam presentes em momentos cruciais do crescimento da criança. Criar proximidade reflete em admiração do pequeno por você. Especialistas afirmam que cinco minutos por dia já é um começo claro, você deve despender mais tempo do que isso. E não vale acumular, hein?
2 – Dê carinho. Demonstre o amor que você sente pelo seu filho. A criança, na primeira infância, precisa de afeto.
3 – Não seja 100% permissivo. É preciso estabelecer limites para a criança. Um bom exemplo é quando os pais querem ficar até tarde realizando alguma atividade, como ver televisão, e deixam que os filhos os acompanhem. No dia seguinte, a criança não vai querer acordar para ir à escola e, depois, o ato se tornará frequente. É preciso estabelecer limites e deixar claro que algumas coisas só podem ser feitas por adultos.
4 – Seja um bom cidadão. É do bom exemplo que nascem futuras boas pessoas. Alguns exemplos que, como mãe, você pode dar ao seu filho:
– Nunca jogue lixo nas ruas.
– Ensine seu filho a respeitar filas e a esperar a sua vez.
– No trânsito, tenha paciência e não ofenda outros motoristas, mesmo os que estiverem errados.
– Ensine as crianças a separar o lixo para reciclagem dentro de casa.
– Economize água (na hora do banho, de escovar os dentes, de lavar a louça, etc.).
– Mostre respeito e educação com as pessoas mais velhas.
– Carregue sacolas plásticas quando levar o cachorro para passear (e use-as!).
– Segure a porta aberta para um estranho passar.
– Elogie a criança quando a vir ajudando alguém.
– Ajude amigos ou mesmo desconhecidos a carregar sacolas.
– Cumprimente as pessoas no elevador, no trabalho, no condomínio mesmo as que não conhece.