Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Essa cidade italiana dá cerveja e sorvete para quem decide não usar carro

Quem anda de bicicleta ou de ônibus acumula pontos que podem ser trocados em mais de 100 estabelecimentos.

Por Júlia Warken - Atualizado em 16 jan 2020, 06h14 - Publicado em 27 out 2018, 10h00

A cidade de Bolonha, no norte da Itália, está tão empenhada em diminuir a circulação de carros que resolveu dar recompensas a quem opta por se locomover com transporte público e bicicleta. É possível ganhar cerveja, sorvete, ingressos para o cinema e outros mimos. A medida visa diminuir a poluição atmosférica.

E como isso é feito? Através de um aplicativo chamado Bella Mossa, que significa algo como “Bom Trabalho” em português. Basta baixar o app e cadastrar seus trajetos feitos de ônibus, bike ou até mesmo a pé e depois trocar os pontos adquiridos por brindes em estabelecimentos credenciados – há mais de 100 atualmente. 

Pets - A Vida Secreta dos Bichos/Giphy

O aplicativo conta com um sistema que detecta fraudes através de GPS. Ele observa a velocidade do usuário e o trajeto percorrido para saber se a pessoa realmente estava dentro do ônibus ou pedalando.

Outro detalhe é que os pontos são adquiridos por assiduidade e não por quilometragem. Isso serve para estimular que as pessoas usem meios de transporte mais limpos continuamente, como rotina. Além de ganhar recompensas, o usuário também pode ver quanto gás carbônico ele deixou de emitir no meio ambiente cada vez que optou por não andar de carro.

Continua após a publicidade
Reprodução/Giphy

“Pela primeira vez fomos capazes de envolver todo mundo. Todos têm a possibilidade de trocar uma viagem de carro por uma de bicicleta ou ônibus e receber uma recompensa”, disse o idealizador do projeto, Marco Amadori, a BBC

De acordo com a publicação, essa iniciativa recebeu recursos da União Europeia para ser colocada em prática e foi implementada em 2017. Durante os seis primeiros meses, o sistema do Bella Mossa registrou 3,7 milhões de quilômetros percorridos pelos usuários.

Publicidade