Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Essa cidade italiana dá cerveja e sorvete para quem decide não usar carro

Quem anda de bicicleta ou de ônibus acumula pontos que podem ser trocados em mais de 100 estabelecimentos.

Por Júlia Warken Atualizado em 16 jan 2020, 06h14 - Publicado em 27 out 2018, 10h00

A cidade de Bolonha, no norte da Itália, está tão empenhada em diminuir a circulação de carros que resolveu dar recompensas a quem opta por se locomover com transporte público e bicicleta. É possível ganhar cerveja, sorvete, ingressos para o cinema e outros mimos. A medida visa diminuir a poluição atmosférica.

E como isso é feito? Através de um aplicativo chamado Bella Mossa, que significa algo como “Bom Trabalho” em português. Basta baixar o app e cadastrar seus trajetos feitos de ônibus, bike ou até mesmo a pé e depois trocar os pontos adquiridos por brindes em estabelecimentos credenciados – há mais de 100 atualmente. 

Pets - A Vida Secreta dos Bichos/Giphy

O aplicativo conta com um sistema que detecta fraudes através de GPS. Ele observa a velocidade do usuário e o trajeto percorrido para saber se a pessoa realmente estava dentro do ônibus ou pedalando.

Outro detalhe é que os pontos são adquiridos por assiduidade e não por quilometragem. Isso serve para estimular que as pessoas usem meios de transporte mais limpos continuamente, como rotina. Além de ganhar recompensas, o usuário também pode ver quanto gás carbônico ele deixou de emitir no meio ambiente cada vez que optou por não andar de carro.

Reprodução/Giphy

“Pela primeira vez fomos capazes de envolver todo mundo. Todos têm a possibilidade de trocar uma viagem de carro por uma de bicicleta ou ônibus e receber uma recompensa”, disse o idealizador do projeto, Marco Amadori, a BBC

De acordo com a publicação, essa iniciativa recebeu recursos da União Europeia para ser colocada em prática e foi implementada em 2017. Durante os seis primeiros meses, o sistema do Bella Mossa registrou 3,7 milhões de quilômetros percorridos pelos usuários.

Continua após a publicidade
Publicidade