Entenda por que os homens perdem o interesse sexual

Cada vez mais mulheres reclamam que os maridos não querem saber de sexo. Fomos investigar motivos desse descompasso - e o resultado é surpreendente

Por que eles perdem o desejo?
Foto: Getty Images

Você chega em casa depois de um dia cansativo de trabalho, toma um banho relaxante e se prepara para uma longa noite de amor. Uma espécie de recompensa. Só se esqueceu de combinar com o cidadão com quem divide a cama. Ele se deita, vira para o lado e logo está roncando. Paciência! Mas, depois de a cena se repetir pela enésima vez, duas dúvidas básicas a assaltam: “O que há de errado comigo?” e “Será que ele tem outra?” Surpresa: ouvimos especialistas em relacionamento amoroso, terapeutas de casal e sexólogos, e a conclusão a que chegaram é que, na maioria das vezes, não se trata nem de uma coisa nem de outra. O desinteresse pelo sexo tende a ser um sintoma, sim, mas pode se tratar de um problema dele e não envolver a existência de uma amante.

Desemprego e atribulações no trabalho agravam a situação
Mas o oposto também ocorre: em alguns casos, o excesso de dedicação ou até o sucesso profissional não deixa espaço mental para o desejo sexual aflorar. O psicoterapeuta e sexólogo Ronaldo Pamplona da Costa, de São Paulo, observa: “Muitos homens associam o que estão vivendo na profissão com a sexualidade. Assim, qualquer fato da esfera do trabalho, bom ou ruim, interfere no comportamento da maioria”, diz ele, que é autor de livros sobre sexualidade, como OS ONZE SEXOS (GENTE). Constrangidos em dizer não, eles inventam subterfúgios. Voltar muito tarde do trabalho é o mais comum.

Outra circunstância que pode inibir o desejo sexual masculino é a gravidez
 Ou existe o temor (infundado) de machucar o bebê, ou é a imagem sacralizada da mãe que ele não deseja tocar. Algumas mulheres, além disso, vivem a maternidade de modo exclusivista, deixando o parceiro de lado. O médico recorda-se de um casal que atendeu. “Depois de engravidar e ter uma menina, o grau de apaixonamento dela pelo bebê foi tamanho que, sem notar, relegou o marido a segundo plano”, relata.

Às vezes, a resposta para a crise de abstinência está na dinâmica do casal
Se a mulher só sabe solicitar o sexo de modo autoritário, como uma exigência, ou costuma desqualificar o parceiro no dia-a-dia, suas atitudes desestimulam a libido. Reclamações sobre mudanças na aparência feminina também já foram ouvidas em seu consultório. O homem fica num dilema: como vai dizer para a mulher que ela engordou demais sem arranhar sua sensibilidade?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s