Entenda as emoções do seu cão
Cachorros revelam o que sentem com certas atitudes. Conhecer essas reações é uma maneira de fortalecer a amizade entre vocês
Totia Meirelles e seu pastor alemão Lumpa
Foto: Ivone Perez
Marley, o cão protagonista do livro “Marley & Eu”, do americano John Grogan, sente que algo está errado com a sua dona, Jenny. É como se pudesse dividir toda a tristeza após Jenny sofrer um aborto. Atitudes como essa aproximam cada vez mais os bichos de estimação dos seus donos. Eles não sabem falar, mas expressam de uma forma própria a tristeza, a alegria, o ciúme. Interpretar essa linguagem canina é delicioso!
A atriz Totia Meirelles, por exemplo, viu seu pastor alemão Dino demonstrar preocupação quando seu marido, Jayme, pegou uma virose e teve de fazer repouso absoluto. O cachorro não saia do lado do Jayme nem para comer, conta ela, que tem mais dois pastores Lumpa e Galak, e o vira-lata Steve.
A verdade é que os cães percebem as emoções de seus donos e respondem a elas. Ficam eufóricos quando vêem que estão felizes, aflitos quando sentem que estão com medo e tristes nos momentos difíceis. Lidar com as emoções deles também faz parte dessa história de amor.