Dor de crescimento: seu filho tem esse problema?
Seu filho reclama que sente dores nas pernas e nos braços? Saiba o que fazer para ajudá-lo
Praticar exercícios físico ajuda a diminuir a dor de crescimento
Foto: Getty Images
A dor do crescimento é mais comum do que a gente imagina: embora não existam dados oficiais, os médicos estimam que 15% das crianças e adolescentes entre 3 e 15 anos reclamem dela. A médica Isabel Rey Madeira explica por que o incômodo aparece, quais os cuidados e como tratá-lo. Confira:
Qual é a causa da dor de crescimento?
O crescimento é o responsável por essa dor que acomete principalmente adolescentes e crianças em período escolar. Como a medicina ainda não sabe explicar exatamente por que ela é provocada, o primeiro passo é consultar um médico para avaliar se o seu filho tem alguma doença mais séria.
Que cuidados tomar?
Antes de afirmar que se trata de dor de crescimento, o médico deve pedir exames para checar se a criança tem inflamações ou outros problemas que causam os mesmos sintomas – dor noturna nas pernas é o mais comum. O diagnóstico é feito por exclusão, ou seja, quando nenhuma doença é encontrada, trata-se da dor de crescimento.
Como tratar a dor de crescimento?
Faça massagens suaves e coloque uma bolsa de água quente no local. Praticar exercícios físicos ao menos duas vezes por semana também ajuda. Peça orientação ao médico para escolher a atividade mais adequada ao seu filho.