Dicas valiosas para que a sua festa de casamento seja perfeita
A blogueira Fernanda Floret, autora do site Vestida de Noiva, ensina você a planejar cada detalhe da festa de casamento. Confira!
Para ler quando você quiser acabar com a indecisão sobre a cor da fita do lacinho. Vai ajudá-la a se lembrar de que há outros detalhes mais essenciais para o sucesso da sua festa!
Foto: Getty Images
Falando francamente: você está cuidando mais dos detalhes visuais ou organizacionais do seu casamento? Preciso confessar que, quando organizei o meu, apesar de adorar os primeiros, me preocupei mais com os segundos, graças ao meu lado prático e objetivo – e isso fez toda a diferença para a festa ser um sucesso.
A maioria das noivas se perde demais com aquilo que salta aos olhos, como a cor do lacinho do bem-casado, o adesivo no chão da pista de dança, a combinação de flores dos arranjos de mesa, a disposição das lembrancinhas na saída. Tudo isso é válido, porque deixa a festa com a sua cara. Mas, pelo que tenho visto por aí nos casamentos que frequento, o que realmente faz todos os convidados saírem falando bem da sua festa são os detalhes organizacionais.
Quer exemplos? Demorar muito para servir o jantar facilita que qualquer convidado perca o ânimo. As pessoas começam a se arrumar cedo, vão para a cerimônia religiosa, depois seguem para a festa. Aguardam todos os protocolos dos noivos, como tirar fotos, cortar o bolo, brindar, dançar, cumprimentar… Daí é inevitável que comecem a ficar impacientes de fome. Os idosos não aguentam esperar e vão embora. As crianças choram sem cerimônia.
É importante definir bem o CRONOGRAMA do evento, prevendo oferecer o serviço de coquetel assim que o primeiro convidado chegar à festa, além de não demorar para servir o jantar. E quando a noiva quer fazer uma superbalada com dez horas de duração mas pensa em economizar na comida? Ninguém é feliz com fome, concorda?
Outro detalhe organizacional que eu quase nunca vejo é a preocupação com constar do contrato o número de GARÇONS trabalhando. Quando vejo convidados falando bem da festa, é porque o serviço estava impecável. E isso está relacionado à equipe de garçons. Varia de acordo com o tipo de recepção, mas em média calcula-se um profissional para de dez a 12 convidados.
E o que dizer do GERADOR? Quase nenhuma noiva que conheço quer gastar dinheiro alugando um. Afinal, não é certeza se será usado. Diante de tantos gastos, o casal quase sempre corta justamente esse. Perigo à vista! Uma vez fui a um casamento chiquérrimo e, no meio da noite, me vi no breu. A noiva ficou tão mal-humorada que sumiu do recinto. O clima de alegria acabou, mesmo depois de a luz voltar. Conselho de amiga: não corra o risco de deixar um ano inteiro de planejamento ir por água abaixo, ou melhor, luz abaixo.
Se você quer lembranças dos convidados se divertindo a valer, considere o seguinte: o lugar não pode ser muito frio nem muito quente, tampouco muito claro ou muito escuro; e se houver um bar de drinques perto da pista… ainda melhor. Eles sairão falando muitíssimo bem do acolhimento e do bom gosto dos anfitriões, acredite!
Por último, sou a favor das chamadas panelinhas de fornecedores. Explico. Equipes de vídeo e de fotografia acostumadas a trabalhar juntas funcionam melhor por já terem sintonia, estarem afinadas. Cada uma sabe onde se posicionar para não atrapalhar a outra, por exemplo. O mesmo vale para assessoria, decoração, música, bufê. Considere as sugestões deles.
Uma semana antes do dia D, todos precisam estar por dentro do cronograma da festa, dos detalhes e das solicitações que você e o seu noivo tenham. No dia, confie nas suas contratações e não se preocupe com mais nada. Apenas em aproveitar esse momento preparado com muito,muito amor!
Fernanda Floret é blogueira famosa de casamentos, design de moda, autora do site vestidadenoiva.com.br e adora ver uma festa bem organizada, com os noivos curtindo cada segundo do seu investimento. |