PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Dicas para você perder – de vez – o medo de conversar em inglês

Quem passou anos estudando a língua e ainda não se sente à vontade com ela precisa deixar de lado as barreiras e soltar o verbo. Veja algumas dicas

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 26 out 2016, 11h07 - Publicado em 9 jan 2012, 22h00
Reportagem: Luciana Marinelli - Edição: MdeMulher
Reportagem: Luciana Marinelli - Edição: MdeMulher (/)
Continua após publicidade

Treine o seu inglês: faça amigos estrangeiros em chats internacionais
Foto: Getty Images

Acontece com muita gente. Você acha que deveria falar inglês com fluência invejável, já que estudou durante anos. Mas que nada. Diante de um simples “how are you?”, a voz trava. Embora no currículo afirme que conhece o idioma, torce para que a entrevista de trabalho seja feita em português e fica gelada só de pensar em atender o telefone e ouvir um estrangeiro do outro lado da linha. Dessa forma, a língua fundamental no mundo globalizado vira uma barreira na hora de conversar com clientes, participar de seminários ou trocar ideias com profissionais do exterior.

É basicamente um problema psicológico, que não costuma afetar crianças nem quem começou a ter contato com a língua muito cedo. Mas atinge em cheio aqueles que foram aprender inglês seriamente só na idade adulta e hoje estão na fase mais agitada da carreira.

Continua após a publicidade

A única forma de quebrar a barreira é diminuir o grau de cobrança a si mesma, perder a vergonha e deixar de lado questões sem importância. Como o sotaque. Basta assistir a entrevistas nos canais de TV a cabo para notar que cada povo tem o seu jeito de falar. O inglês irretocável dos americanos e britânicos da gema já é quase uma lenda. Erros gramaticais também podem ocorrer. Fique atenta para corrigi-los, mas não deixe que brequem a comunicação. Até porque a impressão de que você é a única a não dominar a língua é ilusória. Dados do Grupo Catho mostram que só 44,62% dos executivos com cargo de gerência possuem fluência. Ou seja, se você falar mais devagar ou cometer alguns erros, apenas fará parte da maioria.

Faça a coisa certa

Além de aulas regulares, há outras maneiras divertidas de melhorar o inglês:

· Aproveite os recursos do DVD para assistir a filmes com legendas em inglês. Você treina o ouvido e, ao mesmo tempo, confere a grafia das palavras.

Continua após a publicidade

· Pegue a pipoca e sente-se em frente da TV para uma sessão de desenho animado com a tecla SAP acionada. O vocabulário é simples e você se familiariza com a língua.

· Faça amigos estrangeiros em chats internacionais.

· Ande com CDs de conversação no carro. Pintou um congestionamento, você mata o tempo treinando.

· Tenha um caderninho sempre a postos para anotar palavras novas. Que tal 30 por semana? Em um mês serão 120. Em um ano, 1440.
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.