Clique e assine com até 75% de desconto

Dicas para planejar a festa de casamento dentro do orçamento

Não é preciso estourar a conta bancária para realizar o casamento dos sonhos. Com um pouco de criatividade e alguns truques, vocês podem planejar uma festa linda dentro do orçamento

Por Redação CLAUDIA Atualizado em 22 out 2016, 19h27 - Publicado em 27 set 2015, 08h56

DECORAÇÃO

É possível reduzir a conta final e ainda assim compor um ambiente sofisticado e elegante.

A beleza da estação

Dê preferência às flores da temporada e, se possível, da região onde você mora. “Elas são mais baratas e estarão mais frescas”, explica a decoradora Suzana Muricy. No verão, opte por hortênsias. No outono, begônias. No inverno, tulipas. Na primavera, violetas ou bromélias. “Disponíveis o ano todo, são lírios e rosas.”

Concentração de energia

A entrada da festa é o cartão de visita, a mesa de doces é o ponto alto da noite e o lounge entre a pista e o bar é onde as pessoas mais circulam. Portanto, concentre os enfeites mais poderosos nesses espaços. E valorize a noite com arranjos poderosos de velas.

COMES E BEBES

Com um pouco de originalidade, você oferece uma festa deliciosa e muito farta – sem extrapolar nos valores.

Forma e conteúdo

Os doces são um ponto alto da festa. Suas mesas, quando lindas, se tornam parte da decoração. Isso não significa que as forminhas devam custar mais que o próprio bombom. “Uma opção é usar aquelas com formato de flores nas bandejas superiores e, na parte inferior, manter os doces em embalagens simples”, ensina Mari Dedivitis, da assessoria Salve Santo Antônio, em São Paulo.

Pequenas porções

As finger foods, miniporções servidas individualmente com guardanapos ou pequenas tigelas, são perfeitas para uma festa mais moderna e podem ter ocusto reduzido. “A louça utilizada é mais barata e o desperdício de matéria-prima, menor”, explica o chefe de cozinha Júlio Perinetto, dono do Buffet Júlio Perinetto Gastronomia, em São Paulo. Para quem preferir o jantar sentado, o serviço americano, em bufê, é o ideal.

Menu criatividade

Você não precisa servir lagosta para garantir um jantar sofisticado. “Substitua vitela por filé-mignon e robalo pelo saint-peter. Isso não só reduz os gastos como aumenta a chance de agradar mais convidados”, acredita Júlio.

Copo cheio

Com medo de errar, muita gente compra bebidas alcoólicas em importadoras. Os preços não são os melhores. Procure supermercados ou grandes distribuidoras. Nelas, você consegue negociar valores mais interessantes ou até pegar a bebida consignada e só pagar o que for consumido.

A NOIVA

Siga seu estilo, abra mão de ritos tradicionais e mantenha a conta no azul.

Simples e elegante

Rendas e bordados encarecem o vestido. Limite esses materiais a detalhes, como a barra da saia ou o colo. “O vestido com poucos toques de renda compõe um visual moderno e clean”, explica a estilista Emannuelle Junqueira, de São Paulo.

Continua após a publicidade

Made in Miami

Mesmo com o acréscimo de passagem e hospedagem, o valor gasto com um vestido no exterior é menor do que comprá-lo aqui. Lá fora, você ainda resolve a questão dos sapatos, do enxoval…

Tradição

Comprar uma joia poderosa nem sempre é possível. Use uma peça que uma pessoa querida, como sua mãe ou avó, usou no passado. “É bonito o valor simbólico de a noiva entrar com algo que pertence à família por gerações”, comenta a cerimonialista Mayra Paris.

Dicas para planejar a festa de casamento dentro do orçamento

Mesa de doces, Nina Horta do Buffet Ginger.
Foto: Divulgação

OS CONVITES

Espalhe as boas-novas sem jogar dinheiro fora.

Confirmação online

Organizar um casamento e prever os gastos fica muito mais fácil quando se sabe o número exato de convidados que estarão presentes. Mas contratar uma empresa para realizar o R.S.V.P. é um custo a mais. Então, use esse serviço também pela internet. Existem empresas, como a Icasei, que criam um site personalizado, onde amigos e parentes confirmam presença e ainda presenteiam os noivos com cotas de uma lista.

Modernidade

Abra mão do calígrafo e dê um toque pessoal e descolado aos convites, sugere Fábio Almeida, da gráfica Laviva Convites, em São Paulo. Você diminui as despesas ao imprimir o nome dos convidados em uma tag e prendê-la ao convite, sem envelope, com um cordão de algodão.

O LOCAL

Essa é uma das primeiras decisões a serem tomadas e, com as dicas abaixo, uma boa oportunidade de economizar em vários serviços.

Cerimônia e festa

Por que não fazer tudo no mesmo endereço? Além de minimizar o stress com deslocamento dos convidados, você economiza na locação e na decoração da igreja e do salão. O ideal é encontrar um lugar que tenha espaço para montar os dois ambientes separadamente. Desmontar a decoração da cerimônia e organizar a festa logo em seguida encarece bastante o serviço do decorador.

O seu grande dia

A maioria das noivas quer se casar no sábado, dia oficial das grandes celebrações. Mas a data será especial – e os preços consequentemente – em dias alternativos. Os salões costumam oferecer valores diferenciados para eventos marcados para sexta-feira ou domingo, com descontos de até 20%. Se optar por fazer a festa na quinta-feira ou em véspera de feriado, você consegue negociar até mais que isso. “A dica é fugir do sábado”, sugere a coordenadora de eventos Denise Carline, de São Paulo.

Trilha sonora

Para a cerimônia religiosa, troque orquestra por um quarteto de cordas ou um trio com flauta, piano e violino. Ao reduzir o número de músicos, ocachê fica mais em conta. “Posicione os instrumentistas no mezanino ou ao lado dos bancos. Em lugares de destaque, como no cortejo, o valor sobe”, explica a organizadora de casamentos Mayra Paris, proprietária da Paris Assessoria de Eventos, em São Paulo. Já para a festa, um bom DJ oferece um repertório bastante eclético e agita a galera – e você só paga um único prestador de serviço.

Registro Oficial

Se para os noivos não faz muita diferença para as noivas, um álbum de fotos lindo e farto é de extrema importância. Afinal, quem nunca sonhou em mostrar essas imagens a amigos, filhos, netos… “Para negociar um bom valor, procure uma empresa que faça tanto fotos quanto vídeo”, sugere a empresária Carol Montenegro, idealizadora da semana de moda para noivas Bride Style. Mas verifique se a empresa é realmente especializada nas duas áreas e se trabalha com mais de um equipamento, caso um estrague. Terminar o dia sem um registro caprichado é devastador.

Continua após a publicidade
Publicidade