Descobri que tenho colegas (homens) ganhando mais do que eu. O que fazer?

Nossa colunista Cynthia de Almeida conta o que fazer quando você descobre que seus colegas de trabalho (homens) ganham mais do que você em funções semelhantes

 

Estou trabalhando há dois meses em uma empresa de que gosto muito mas descobri que tenho colegas (homens) ganhando mais do que eu em funções semelhantes. Devo pedir aumento?

Você perdeu a oportunidade de entrar na empresa ganhando o que seria o justo ou o mesmo que seus colegas ganham. Se tivesse a oportunidade de pesquisar a própria empresa e o seu mercado, faria todo o sentido negociar melhor, o que provavelmente aconteceu com os seus colegas. Estudos mostram que os homens negociam a sua remuneração ao serem contratados em 70% dos casos, enquanto as mulheres o fazem apenas 40 % das vezes. Ao receberem uma proposta, elas estão mais propensas a discutir a equipe, os horários e planos de saúde (igualmente importantes) do que o dinheiro, o que explica uma defasagem entre os gêneros que é difícil de ser corrigida ao longo da carreira. Mas, veja, com dois meses de trabalho não dá para inverter o ciclo natural de qualquer relação de trabalho: primeiro você faz, depois agrega valor e então exige. É a regra do mercado e não é aconselhável subvertê-la a não ser que você tenha certeza de que seus empregadores já gostam tanto do seu trabalho que entregarão prontamente o que está pedindo. Do contrário, você  até pode pedir, mas tem que estar preparada para ouvir não. E nesse caso, há duas saídas: a porta da rua ou a permanência, frustrada. Nenhuma delas é animadora. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s