Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Damares afirma que castração química não impedirá casos de estupro

"Nós temos crianças que estão sendo abusadas com garrafas no Brasil. A castração química não é solução", afirma a ministra.

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 15 jan 2020, 18h10 - Publicado em 13 Maio 2019, 13h04

Na manhã desta segunda-feira (13), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, participou do programa da jornalista Olga Bongiovanni, na Rede TV, e comentou sobre a castração química não ser a solução definitiva para os casos de estupro de crianças e adolescentes. 

A fala da ministra aconteceu logo após a apresentadora questioná-la sobre ser favorável ou não ao uso do procedimento químico nos casos de abuso sexual. “Temos algumas propostas no Senado e na Câmara caminhando, mas não resolve. Por quê? A pessoa que comete a violência contra a criança, a castração química vai tocar num único órgão, mas ele tem a mão, ele tem o pau, ele tem a madeira, ele tem a garrafa. Nós temos crianças que estão sendo abusadas com garrafas no Brasil. A castração química não é solução. É um caminho, mas não é a solução”, enfatiza Damares. 

Para a ministra, a verdadeira solução para que os casos de estupro diminuam é o estreitamento dos laços familiares e até mesmo uma manutenção do conceito de família. Inclusive, para isso, Damares afirmou que a criação do Ministério da Família é essencial.

No entanto, esse tipo de posicionamento, colocando a família como solução, é preocupante porque esquece os dados alarmantes sobre o abuso sexual que acontece predominantemente dentro de casa. Segundo o Boletim Epidemológico, feito pelo Ministério da Saúde e publicado em junho de 2018, a residência é o principal local em que violência sexual acontece tanto entre as crianças do sexo feminino (71,2%) como do masculino (63,4%).

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.