PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Controle o ciúme exagerado que seu filho sente por você

Saiba como identificar se o ciúme do seu filho é exagerado e aprenda como controlá-lo sem provocar brigas ou traumas para as duas partes

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 15h31 - Publicado em 28 mar 2012, 21h00
Foto: Getty Images (/)
Continua após publicidade

“O ciúme do filho com a mãe vem do fato de que por nove meses ele foi parte dela”, diz Miguel Perosa, psicoterapeuta
Foto: Getty Images

“Sai, ela é minha namorada!”, diz o garotinho com pose de machão, empurrando o pai para fora do sofá. A “namorada” em questão é a mãe! Pode parecer fofo, engraçadinho, ingênuo. Mas o ciúme que um filho tem da mãe pode virar coisa séria com o passar dos anos. É o caso das crianças que boicotam os namorados das mães, por exemplo. Ou então daquelas que assumem uma postura tão protetora com as mães que acabam evitando o contato com os próprios pais! E isso pode não ser nada saudável. Saiba como lidar com as cenas de ciúme mais comuns de filhos crianças ou adolescentes.

Descubra se o ciúme dele é normal

É normal sentirmos ciúme do que tem significado para nós. Mas ele passa do limite quando não se corre nenhum risco de perder o que se ama e, mesmo assim, fica-se com ciúme. “O ciúme do filho com a mãe vem do fato de que por nove meses ele foi parte dela”, diz Miguel Perosa, psicoterapeuta.

Continua após a publicidade

O filho fica inseguro ao ver que a atenção da mãe não é exclusiva para ele. Daí, adota um comportamento possessivo que não faz bem para ninguém. O segredo para não ter um filho ciumento é mostrar que gosta dele do jeito que ele é e estimular seu convívio com outras pessoas


Tudo tem limite

Continua após a publicidade

1. A mãe apresenta um namorado novo

De acordo com a psicóloga Sylvia Van Enck, o envolvimento dos pais com outros parceiros deve ser comunicado aos poucos para os filhos: “Primeiro, avise que sairá com amigos, pessoas conhecidas deles, ou traga poucas pessoas para um encontro em casa. Assim, a criança percebe que a mãe mantém relações de amizade. Depois, fale sobre a pessoa com quem você está saindo. Apresente-a a seu filho e permita que eles tenham alguma convivência para começarem a formar um vínculo afetivo e de confiança”. Não force nada.

2. O Filho disputa com o pai

Se o filho disputa o lugar do pai na vida da mãe, ou a filha com a mãe, é preciso impor limites. Esse é um caso comum, mas bastante sério: entenda o sentimento da criança, mas sem achar “engraçadinho”. A sua relação com seu companheiro deve estar bem clara para os seus filhos, mostrando que os dois são importantes para você, mas que você os ama de maneiras diferentes.


 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.