PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Confira dicas para economizar na feira e saiba também onde comprar orgânicos

Idec atualizou lista colaborativa com mais de 400 feiras orgânicas no país

Por Stefanie Silveira (colaboradora)
Atualizado em 21 jan 2020, 20h04 - Publicado em 4 ago 2015, 17h43
Dangubic/ThinkStock (/)
Continua após publicidade

Comprar alimentos em feiras de produtores tem diversas vantagens. Além de economizar, você compra diretamente de quem produz, incentiva a agricultura familiar, conversa com o feirante e pega dicas sobre os alimentos e ainda leva para casa um produto fresquinho.

Quem opta pelos orgânicos, alimentos cultivados sem fertilizantes químicos e agrotóxicos, tem uma série de opções de feiras. O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) atualizou nesta semana o mapa colaborativo de feiras orgânicas no país. São mais de 400 opções para quem busca alimentos mais saudáveis, a maioria no Sudeste do Brasil.

Confira algumas dicas para economizar quando for à feira!  

Baloncici/ThinkStock
Baloncici/ThinkStock ()

1. Fique atento ao horário

Nas feiras orgânicas, o melhor é ir cedo. Em menor quantidade, os produtos costumam acabar rápido. Já nas feiras comuns, é possível aproveitar a “xepa”. Por terem produtos em abundância, quanto mais próximo do horário de encerramento da feira, maior a chance de conseguir um bom desconto com os feirantes que não querem voltar com alimentos para casa.

Continua após a publicidade

2. O local também altera o preço

O bairro em que está localizada a feira também pode influenciar no preço. Normalmente, os mais nobres podem ter um acréscimo no valor dos alimentos. Avalie se não vale a pena distanciar-se um pouquinho de casa para garantir uma conta menor no final da feira.

3. Faça uma lista

O colorido, a abundância, as ofertas, tudo isso pode ser uma tentação para comprar mais. Faça uma lista do que você realmente precisa, pois levar a mais, além de custar mais caro, pode deixar alimentos estragando na geladeira, caso você não dê conta dos extras.

4. Não tenha preguiça

Caminhe, pesquise, pergunte e pechinche. Muitas vezes, os alimentos costumam ser mais caros no começo da feira e mais baratos nas bancas do fundo, aonde poucas pessoas costumam chegar.

Continua após a publicidade

5. Dê preferência para alimentos da estação

Banana, limão, maçã e laranja são encontrados basicamente o ano inteiro na feira, no entanto, outras frutas e legumes têm épocas específicas de colheita. Quando está na “época” de determinado alimento, sua disponibilidade é maior e consequentemente, o preço é menor.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.