Usar azulejos na decoração não é apenas prático. Muito charmosos, eles personalizam qualquer ambiente. Aqui, quatro exemplos de composições certeiras
Tome cuidado com a manutenção do adesivo. Use apenas um pano úmido para limpar
Foto: Christian Parente
Novos ares
Dá para modernizar a casa sem quebrar a parede. Os adesivos para revestimentos, como os da In House usados nesta copa, são colados sobre o azulejo velho. Outra ideia são os ladrilhos hidráulicos de plástico reciclado, da Duo Design Studio, que podem ser colados sobre qualquer superfície lisa. As duas opções não são recomendadas para áreas úmidas e duram, em média, três anos.
Para evitar infiltrações, é preciso caprichar no rejunte. Ele impede que a água penetre entre as peças
Foto: Christian Parente
Mosaico mágico
Para o arquiteto Fabio Galeazzo, o revestimento colorido e diferente ajuda a dar um toque de arte aos lugares de uso rotineiro. Assim, Fabio elaborou uma pia charmosa, além de funcional. A dica é misturar os azulejos sem repetir padrões. “Deixe a harmonização acontecer ao acaso”, diz o expert. Faça assim: compre as peças em cemitérios de azulejos – lojas que reúnem sobras e coleções antigas – (cada uma custa entre R$ 3 e R$ 6), espalhe no chão e brinque até encontrar um desenho que a agrade. Fotografe e use a imagem como um mapa na hora de fixá-las.
Os azulejos com estampas geométricas conferem toque vintage à sala
Foto: Christian Parente
Objeto de desejo
Estilosa, a mesa lateral com tampo de azulejos é uma ótima pedida para alegrar ambientes clássicos. A arquiteta Clélia Regina Ângelo (SP) ensina como fazer: “Aplique os azulejos numa base que você pode encomendar para o marceneiro ou serralheiro”. Mas lembre-se que a arte só funciona em mesas que não são usadas para escrever.
A composição certa de azulejos garante uma decoração charmosa
Foto: Christian Parente
Ousadia pura
O patchwork feito com cores parecidas é perfeito para separar os ambientes. Nesta sala, as peças no teto e na parede servem para delimitar a área de jantar. A composição perfeita dos azulejos não foi à toa: a arquiteta Carla Dichy usou o kit da Pavão Revestimentos, que já vem com o mosaico pronto. Mas você pode criar o seu. Observe as cores e as formas dos objetos da sua sala e monte o painel combinando.