Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como organizar um chá de bebê

Confira algumas ideias para ajudar na organização e na decoração do seu chá de bebê.

Por Aline Gomiero
Atualizado em 28 out 2016, 03h51 - Publicado em 30 jun 2014, 22h00
Aline Gomiero
Aline Gomiero (/)
Continua após publicidade

Geralmente realizado no sétimo mês de gestação, o tradicional chá de bebê é um evento divertido que reúne a família e as amigas da futura mamãe. Nele, a grávida ganha tudo o que necessita para os primeiros cuidados com o bebê.

A brincadeira costuma ser organizada pelas amigas da gestante, que podem arcar com as despesas da festinha ou pedir a cada convidada que leve um prato ou uma bebida – além dos tradicionais presentinhos, extremamente necessários. É claro que a futura mamãe pode – e deve – dar palpites, mas o nosso conselho é que ela não assuma toda a produção, o que exige atenção e tempo.

Para ajudá-la, selecionamos algumas dicas práticas e eficientes. Tome nota:

Local da festa: o chá de bebê deve ser feito em ambiente familiar: seja no quintal da casa da futura mãe, na casa da avó ou no apartamento de alguma amiga próxima. Lembre-se: quanto mais espaço disponível, melhor será o clima da festa.

Continua após a publicidade

Quem convidar: há quem prefira fazer a festinha apenas com mulheres, mas não há problemas em chamar os rapazes para a festa.

O convite: deve conter o nome do convidado, a data e o endereço onde consta a lista de presentes. Ele deve ser impresso no computador, escrito à mão ou comprado em papelarias. Se o nome do bebê já estiver escolhido ou se, ao menos, a mãe souber o sexo da criança, isso deve ser dito.

Não é aconselhável escrever no convite o presente que o convidado deverá levar. O melhor a fazer: deixe que cada um vá até a loja onde está a lista e escolha o mimo.

O que pedir: artigos baratinhos, como mijão, cortador de unhas, fraldas de pano, mordedor, chocalho e pacotes de fraldas.

Continua após a publicidade

Acrescente na lista alguns itens importantes, como:

· Pacotes de algodão de bolinhas e vidros de xampu e talco
· Caixas de cotonetes, fita crepe e potes de lenços umedecidos
· Pacotes de fraldas descartáveis (tamanhos RN, P, M e G) à vontade
· Sabonetes neutros, saboneteira, 1 mosquiteiro e lixeirinha
· Escova de cabelo, pente e óleo para bebê
· 3 chupetas, 3 mamadeiras, 4 babadores e 3 cueiros
· 3 bodies de manga comprida e 3 de manga curta
· 3 calças com pé, 3 sem pé, 2 conjuntos de pagão e 4 pares de meias
· 3 macacões de manga comprida, 3 de manga curta e 3 de tricô
· 3 casaquinhos de tricô e 3 camisetinhas
· 2 cobertores, 1 manta de lã e 1 de piquê
· 3 conjuntos de lençóis para berço e 2 para o carrinho
· Protetor de berço, banheira, termômetro e brinquedinhos
· 2 mordedores de borracha e 1 chocalho
· 3 toalhas-fralda e 3 toalhas de banho

Decoração: o ambiente pode ser decorado com elementos infantis, como mamadeiras, chupetas, varal com roupinhas de bebês, sapatinhos, fraldinhas e doces coloridos. Reserve, também, uma caixa ou um cesto para expor os presentinhos.

Comes e bebes: sirva aos convidados comidinhas rápidas, saborosas e fáceis de preparar. Inclua na lista lanchinhos, refrigerante, sucos e água.

Continua após a publicidade

Festinhas “domésticas” também são perfeitas para resgatar bolos e docinhos mais antigos, como o bolo gelado (aquele embrulhado com papel alumínio), gelatininhas coloridas, brigadeiro, bicho-de-pé, cajuzinho e beijinho. Se quiser dar um ar moderno à festa vintage, aposte em deliciosos cupcakes.

Dica: nessas reuniões, vale usar descartáveis, inclusive copos.

 

Brincadeiras: são tradicionais em chás de bebê – mas nem todas as mulheres se sentem à vontade com elas. Evitar saias justas é fácil: deixe a decisão por conta da dona da festa. Algumas sugestões de brincadeiras “leves”: adivinhações de presentes, pintura na barriga da mãe com batom, desenhos no rosto da gestante e dos convidados, danças engraçadas e infantis.

Lembrancinhas: dar este mimo não é obrigatório, mas há maneira mais delicada de se despedir? Você pode confeccioná-las em casa mesmo. Algumas ideias simples: balinhas coloridas em pequenas mamadeiras, sabonetinhos, chocolates, velas e bem-nascidos.

Continua após a publicidade

Chá de bebê ou chá de fralda?

Hoje em dia, é comum que as futuras mães optem por pedir aos convidados do seu chá que levem apenas fraldas. Isso ajuda os pais a montarem um estoque de fraldas para a chegada do filhote e facilita muito a vida dos convidados.

O site BEBE.COM.BR, em parceria com a marca Huggies, disponibiliza uma calculadora de fraldas para ajudá-la nessa missão. Calcule quantos pacotes pedir para cada convidada do chá de fraldas e garanta um superestoque.
 

Clique na imagem abaixo e confira ideias de decoração para sua festinha: 

Como organizar um chá de bebê
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.