Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como garantir a saúde dos pequenos atletas nos dias de calor

Beber água é essencial, mas não basta. Confira como evitar a desidratação e a queda do rendimento

Por Estúdio ABC
Atualizado em 11 abr 2024, 17h19 - Publicado em 18 dez 2015, 10h46
iStock
iStock (/)
Continua após publicidade

Assim que os termômetros começam a subir, os praticantes de atividade física voltam a ficar na mira de um fantasma chamado desidratação. Com os pequenos não poderia ser diferente, mas com um agravante: distraídos, eles só se lembram de beber água quando o organismo já esgotou suas reservas. Por isso é tão comum a desidratação em crianças.

“Muitas nem sequer recorrem à água e se valem de bebidas como sucos, chás, isotônicos e até refrigerantes, o que não é recomendado”, avisa a nutricionista esportiva Vivian Ragasso. Para que seu filho não corra esse risco e possa continuar treinando sossegado, mesmo nos dias mais tórridos do verão, siga as instruções da especialista.

  • Cuide para que ele carregue sempre uma garrafinha com muita água gelada para o treino e o estimule a beber pequenas quantidades, várias vezes, antes mesmo de sentir sede – ela já é sinal de desidratação. Por dia, a criança deve ingerir 30 mililitros de água por quilo de peso.
  • Dê preferência à água pura – tudo bem que esteja bem gelada, se ele gostar. Também são indicados sucos naturais, água de coco e chás sem açúcar.
  • Isotônicos e suplementos esportivos costumam ser dispensáveis na dieta infantil, mesmo que a criança faça muita atividade física. “Eles só devem ser usados com orientação médica ou nutricional”, alerta Vivian.
  • Fuja de tecidos grossos e escuros que dificultam a transpiração. É ela que faz a termorregulação corporal e minimiza o mal-estar durante os treinos.
  • Evite expor a criança ao sol nos horários de maior irradiação, entre 11 e 14 horas.
  • Mesmo que o calor provoque perda de apetite, não permita que seu filho pule refeições. Melhor investir em alimentos mais leves e em menor quantidade, divididos em pequenas porções ao longo do dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e uma boquinha antes de dormir.

*Clique aqui e leia todo o conteúdo do especial O Esporte Ensina 


Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.