PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como educar sua mente para evitar compras por impulso

Respirar e contar até 10 não está funcionando e a fatura do cartão de crédito só cresce? Vem cá...

Por Laís Barros Martins
Atualizado em 20 jan 2020, 08h56 - Publicado em 10 ago 2017, 17h19
 (Kikovic/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Se é verdade que o impulso de uma compra pode proporcionar prazer instantâneo e melhorar o humor, também é verdade que os benefícios da “terapia da compra” têm curta duração, podendo gerar efeitos colaterais negativos a longo prazo, como perda da autoestima, remorso e culpa.

Então, como sair deste ciclo de impulsividade e evitar compras desnecessárias? A resposta está em aprender a dominar as emoções, já que uma postura impulsiva pode dificultar a reflexão, a lógica e o autocontrole.

psicóloga clínica Joanne Corrigan, especializada em terapia focada em compaixão, explica que, para evitar emoções desconfortáveis ou quando nos sentimos deprimidos, recorremos a recompensas imediatas para nos sentirmos bem naquele momento. Mas, segundo ela, o cérebro humano já está equipado com o que precisamos para ser felizes, basta que a gente mantenha o foco em sentimentos de gratidão e compaixão.

A química também ajuda: quando estamos ansiosos, liberamos adrenalina, cortisol e dopamina; se ativarmos a parte do cérebro responsável pela endorfina e oxitocina, teríamos uma reação diferente sem precisar comprar nada, nada. Talvez valha mesmo a pena contar até 20 da próxima vez…

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.