PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como deve ser os primeiros dias com o bebê

A volta da maternidade é um período de grande alegria, mas também de muita insegurança. No começo, paciência e carinho são fundamentais

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 27 out 2016, 19h59 - Publicado em 17 Maio 2012, 22h00
Getty Images
Getty Images (/)
Continua após publicidade

Nas primeiras semanas após o nascimento, é natural que a mãe passe por momentos de ansiedade
Foto: Getty Images

 

Depois de nove meses de espera, você entra em casa com o seu bebê no colo. É um momento de muita emoção, que vai marcar o início de uma relação para toda a vida. Ao mesmo tempo, trata-se de um período de desafios, ajustes, inseguranças e muito trabalho. Alguns cuidados podem facilitar esse começo de convivência e torná-lo mais feliz. Confira:

Continua após a publicidade

Acredite em sua capacidade

A insegurança é um sentimento comum em qualquer aprendizado. Com as mães não é diferente. Lembre-se de que para tornar-se competente no papel é preciso tempo. Por isso, procure não exigir demais de si mesma.

Aceite ajuda

Não tente ser a supermulher, que dá conta de tudo sozinha. Do contrário, irá acabar frustrada e exausta. O ideal é contar com ajuda para todas as tarefas da casa. Assim, sobra mais tempo para se ocupar do bebê e de você.

Descanse

A falta de sono é o pior inimigo. Procure ir para a cama assim que o bebê adormecer. Nas primeiras semanas após o nascimento, é natural que a mãe passe por momentos de tristeza, ansiedade ou irritação. Mas, à medida que ela se ajusta às exigências das novas funções, isso tende a desaparecer. Caso esses sentimentos persistam, é aconselhável procurar o médico e pedir orientação.

Continua após a publicidade

Chorar é normal

Não há nada mais angustiante do que tentar satisfazer a criança e não conseguir fazê-la parar de chorar. Não se sinta culpada se não souber a causa do choro, pois as razões variam. Fome, cansaço e fralda molhada costumam ser os motivos mais frequentes. Na maioria dos casos, pegá-la no colo resolve o problema. Procure atendê-la com calma e paciência. Quando elas se esgotarem, peça ajuda.

Colo faz bem

Segure o bebê, fale com ele, alimente-o com carinho. Essas são as coisas mais importantes da vida dele. Um ditado popular diz que “colo demais estraga a criança”. Trata-se de uma ideia errônea. A melhor atitude é reagir com rapidez ao desconforto dela para que, aos poucos, ela perceba que pode confiar nos pais e no mundo a sua volta.

A comunicação começa cedo

O bebê aprende sobre o mundo por meio dos sentidos. Quando ele estiver calmo e alerta, não o deixe sozinho olhando o móbile do berço. Essa é uma oportunidade para interagir com ele. Olhe em seus olhos, faça caretas, converse, dê carinho. Com as brincadeiras, você ajuda a criança a sentir o mundo.

Continua após a publicidade

Um tempo para você

Dê uma caminhada, vá ao cabeleireiro, planeje algo para si mesma. Você vai voltar revigorada para reencontrar o bebê e seguir sua nova vida.
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.