Coluna da Cynthia: “Sou ‘louca por trabalho’. Como diminuir o ritmo?”
Nossa colunista de carreira, Cynthia de Almeida, te ajuda a equilibrar emprego e vida pessoal
Sou absolutamente apaixonada pelo meu trabalho e meus amigos me chamam de louca, ambiciosa, workaholic e acham que em algum momento eu vou pirar. Isso é um problema? Existe uma fórmula para aprender a diminuir o ritmo?
O problema não é o quanto você gosta do trabalho e se dedica a ele com paixão. Mergulhar de cabeça na carreira só se torna um problema se você passar a sacrificar outras esferas da sua vida. O trabalho é importante mas não é tudo. E perder de vista “o mundo lá fora”, amigos, amores, família, pode torná-la uma pessoa menos antenada e conectada, o que prejudica sua própria atuação profissional.
Não tem uma “receita de bolo” para ampliar os seus horizontes, mas você pode começar a praticar pequenas mudanças na sua rotina: leia um livro que não tem nada a ver com a sua atividade, saia com os amigos pelo menos uma vez por semana, visite uma exposição, caminhe por 30 minutos todos os dias na cidade olhando o que acontece à sua volta. Convide uma pessoa fora do trabalho para almoçar uma vez por semana. Você verá que pequenas mudanças na sua rotina vão deixar sua vida e sua conversa mais interessante, sua vida mais divertida e até o trabalho que você tanto ama mais produtivo.