Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Coluna da Cynthia de Almeida: Posso “editar” meu currículo?

Nossa colunista de carreira, Cynthia de Almeida, tira a dúvida da leitora que quer dar uma incrementada na experiência profissional antes de seguir para a entrevista

Por Cynthia de Almeida
Atualizado em 31 out 2016, 11h31 - Publicado em 21 set 2016, 18h12

Estou me candidatando a uma vaga muito concorrida em uma empresa dos sonhos. Fui aconselhada por colegas a “editar” meu currículo, para aumentar minhas chances no processo de seleção. Como faço isso?

Quando você conhece bem a empresa para a qual está se candidatando, a primeira coisa a fazer é se colocar do outro lado do balcão e se perguntar por que eles deveriam contratar alguém como você. Assim fica mais fácil perceber quais competências e talentos, que aspectos que de sua formação e experiência mais interessariam ao potencial empregador. Pesquise, converse com pessoas da área e faça uma lista dos seus pontos fortes. Em seguida, dê a estes o devido destaque: não omita um curso, estágio ou projeto de que tenha participado que possa contribuir para revelar seus melhores atributos. O seu currículo é um só, mas você pode customizá-lo para valorizar, em determinado processo, aspectos que demonstrem maior compatibilidade para o que esteja sendo buscado (um curso de negociação, um estágio em que teve que lidar com situações específicas, um curso de férias etc). Mas cuidado: editar e customizar nada tem que ver com “inflar”, e muito menos “inventar”. Se você uma vez deu uma aula de inglês para ajudar uma priminha, isso não a torna “professora de inglês”. Se assistiu , algum dia, a uma palestra em uma faculdade estrangeira, não tem “formação acadêmica internacional”. Esse tipo de “edição” não cola e, mesmo que “quase cole” vai ser muito prejudicial no processo de seleção ou mais tarde. Acredite, mesmo profissionais que já gozem de um certo prestígio no mercado podem ser vitimas desse impulso (nada raro) de enfeitar o currículo. A sua história é única, transparente e tem que ser autêntica. Valorize o que ela tem de melhor. De verdade. 

Cynthia de Almeida é colunista de carreira de CLAUDIA e escreve aqui no site semanalmente. Mande suas dúvidas para ela!

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.