Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cicloturismo: uma boa opção para os pais que gostam de pedalar com os filhos

Pedalar está na moda e, se colocar a bicicleta nas ruas da cidade pode ser perigoso para as crianças, roteiros fora do Brasil permitem que os pequenos explorem a natureza sobre duas rodas. Pegue o capacete e aproveite!

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 28 out 2016, 00h28 - Publicado em 1 Maio 2014, 22h00
 

Leve em conta que só crianças com mais de 5 anos podem participar da pedalada
Foto: Getty Images

Com o trânsito nas grandes cidades, a preocupação com meios de transporte alternativos é mais do que uma necessidade. Faixas de ônibus e novas ciclovias são planejadas e surgem a todo momento, mas, se você ainda não tem coragem de andar pelas ruas com as crianças sobre duas rodas, que tal viajar? Empresas estão se especializando em cicloturismo, uma opção para os pais que querem mostrar para os filhos que nem só de carro, ônibus e avião são feitos os trajetos de férias.

O primeiro passo dessa nova aventura depende do preparo dos pais. Conhecer os limites e a capacidade do próprio corpo é essencial, já que o adulto irá pedalar por dois, sem contar o peso extra dos equipamentos. Esse sobrepeso também interfere no roteiro, pois o ritmo da pedalada diminui, segundo Claudia Franco, da Ciclofemini, escola especializada em pilotagem de bicicletas. Um infográfico publicado pelo casal Verônica e Rodrigo, do site Casei e Comprei uma Bicicleta, mostra que a média de peso dos equipamentos utilizados para levar as crianças varia de 15 a 25 quilos. Eles contam que o preparo para as viagens veio da pedalagem diária por Londres, onde moravam antes de se aventurar em grandes viagens com a filha, Alice. “Nós não andávamos de bicicleta no Brasil. Compramos nossas bikes quando nos mudamos para Londres e, durante alguns anos, pedalávamos quase todos os dias. Foi assim que nos preparamos”, conta Verônica.

Depois da questão física, chega a hora de planejar o passeio. Leve em conta que só crianças com mais de 5 anos podem participar da pedalada, sempre acompanhadas dos pais ou responsáveis, e circuitos com mais de 10 quilômetros não são indicados. “Você precisa observar como a criança reage à experiência, se ela se adapta, se a lista de itens para levar está boa, enfim, fazer um test-drive”, orienta Gustavo Angimahtz, diretor de marketing da Pediverde, especializada em passeios de bicicleta.

Para onde ir

Enquanto no Brasil o cicloturismo ainda engatinha, em países como Estados Unidos, França, Espanha, Itália, Austrália, Nova Zelândia e Canadá há rotas criadas especificamente para quem pretende turistar em duas rodas. Em outros, como na Holanda e França – Bretanha e Vale do Loire -, os passeios são programados pensando nas crianças. Claudia sugere que os pais procurem operadoras que promovam viagens com roteiros preestabelecidos e atividades educativas e turísticas para os pequenos, antes de fazer uma rota autônoma. Nesses passeios, carros acompanham os ciclistas durante o trajeto e, muitas vezes, há programas separados para adultos e crianças. 

Foi o que fez a empresária Marcia Lucas, que viajou para a França com os filhos para um tour de bicicleta. “Nossa primeira aventura foi na região da Bretanha, e meu filho mais velho, com 8 anos na época, ainda não sabia pedalar. A viagem foi um grande estímulo para que aprendesse algumas semanas antes de partirmos”, comenta. Ainda que a criança não saiba ou não consiga pedalar, existem alternativas de transporte. Para as menores, até 5 anos, as cadeirinhas encaixadas na bicicleta ou os trailers são as melhores opções. Já para as maiores, até 9 anos, existe a opção do tag-a-long, um tipo de minibicicleta acoplada na bicicleta do adulto que permite que a criança também pedale. 

Passo a Passo do Roteiro

1. Nem toda rota é adequada para uma viagem com crianças. Planeje o caminho antes e opte pelo mais seguro, com infraestrutura próxima, como hospitais e locais de descanso.

2. Não pedale em alta velocidade e deixe que o ciclista mais lento dite o ritmo, já que ele pode não ter condicionamento físico necessário para acompanhar o mais rápido.

Continua após a publicidade

3. Evite rotas com buracos, descidas, subidas, com estradas movimentadas ou cruzamentos difíceis.

4. Tenha sempre uma rota alternativa e mais rápida para casos de urgência.

5. Verifique os pontos turísticos na sua rota. Isso evitará o tédio nas crianças e será um ponto de referência para os demais ciclistas.

6. É bom ter experiência na pilotagem da bicicleta. Se esse não for o seu caso, comece muito antes da data da viagem e a incluí-la no cotidiano da família, acostumando com o sobrepeso do pequeno. Pedale nos fins de semana e utilize a bike para atividades do dia a dia, como levar o filho à escola ou mercado.

Continua após a publicidade

3 ótimos lugares para pedalar em família

Cicloturismo: uma boa opção para os pais que gostam de pedalar com os filhos

Foto: Getty Images

Vale do Loire

Idade: a partir do 5 anos

Nível: fácil

Continua após a publicidade

Os roteiros incluem ida aos castelos da região que inspiraram as histórias da Bela Adormecida e Chapeuzinho Vermelho, com atividades específicas para os pequenos e refeições da culinária local. Grande parte do trajeto é plana e acompanhada por carros de apoio.

Irlanda

Idade: a partir de 8 anos
Nível: moderado

O roteiro pela costa da Irlanda passa por seis regiões, com trajetos mais íngremes pelas montanhas e áreas com lagos. Os adultos pedalam em média 42 quilômetros por dia; as crianças, 16,5 quilômetros – no período da tarde, elas têm atividades programadas incluídas no pacote.

Continua após a publicidade

Normandia

Idade: a partir de 8 anos
Nível: moderado

Nessa rota, as crianças têm aulas de história ao vivo nos museus Satie, onde o artista impressionista Claude Monet trabalhou, Pegasus Bridge e Museu da Invasão, em Arromanches. Também inclui ida a restaurantes locais e atividades para as crianças durante a pedalada dos adultos.
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.