Chega de pedir desculpas sem necessidade, mulher!

Educação é bom e todo mundo gosta, mas desculpar-se a toda hora não é o caminho.

Ninguém é perfeito e saber pedir desculpas é importantíssimo, pois denota respeito, cordialidade e humildade. Mas já notou que às vezes a gente se desculpa em situações desnecessárias? E essas situações são ainda mais frequentes quando se é mulher! Isso porque durante séculos nós fomos educadas a demonstrar passividade e obediência. Os tempos mudam, mas certos vícios comportamentais continuam sendo reproduzidos, mesmo que de forma inconsciente. E isso não é nada bom.

“Durante uma reunião, se você inicia uma pergunta com ‘me desculpe, essa é na verdade uma pergunta boba’ ou quando alguém esbarra em você no supermercado e a sua reação é dizer ‘me desculpe, eu estava no seu caminho? Perdão’, isso pode fazê-la parecer insegura e incompetente”, diz Deborah Tannen, autora do best seller “Você Simplesmente Não Me Entende – O Difícil Diálogo Entre Homens e Mulheres” (Ed Best Seller). “No trabalho, mulheres que estão sempre se desculpando podem até ser benquistas, mas serão passadas para trás, pois são taxadas como fracas”, complementa.

Como tudo na vida, o importante é a dosagem! Porque nada é bom em exagero, né? Então aí vão 7 exemplos de coisas pelas quais você simplesmente NÃO precisa se desculpar.

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

1. Seus sentimentos e opiniões.

Vale lembrar que a chave aqui está na forma como você expressa isso. Bom senso e respeito continuam sendo importantes, ok? Mas não se reprima por querer externar o que você pensa e sente. É direito seu.

2. Sua aparência.

“Saí correndo e nem consegui secar o cabelo. Foi mal!” Apenas pare. Você não precisa estar perfeita sempre. Todo mundo tem bad hair day e noites mal dormidas. Faz parte da vida!

3. Querer um tempo para você.

Tá a fim de passar o fim de semana à base de pijama, pizza e Netflix? You go, girl! Não precisa se desculpar por isso, nem inventar desculpas mirabolantes para ficar sozinha.

4. Perguntar algo.

Seja na faculdade, no trabalho ou até num debate entre amigos, é comum ter dúvidas sobre as coisas e pedir que algo seja explicado (ou até reexplicado). Não há motivos para ter vergonha disso.

5. Atitudes de outras pessoas.

Se você apresenta duas pessoas e uma delas é inconveniente com a outra, é comum pedir desculpas, o que é totalmente aceitável. Mas muitas vezes a gente acaba se desculpando pelos outros para tentar amenizar alguma situação. Não é preciso tomar para si a culpa por erros que não são seus.

6. Não responder imediatamente a mensagens, ligações e emails.

Em tempos de feedback imediato a gente acaba sentindo a necessidade de se explicar quando não responde alguém imediatamente. Desnecessário! É mancada ignorar os outros, mas também não é obrigatório estar disponível 24h.

7. Circunstâncias sobre as quais você não tem controle.

Você chamou sua amiga para sair e ela foi roubada na balada? Isso é realmente uma m*rda, mas não foi culpa sua. Em momentos assim nossa reação imediata é dizer “Me desculpa por ter trazido você aqui”, mas não deveria ser. Nesse tipo de situação cabe a você ter empatia, conforta-la e ajuda-la no que for possível, mas de nada adianta sentir-se culpada.

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Reconhecer erros e ser humilde é essencial, mas também é saudável identificar os momentos em que você não fez nada de errado. Cobre-se menos, mulher. sad