Casal trans no Equador dá as boas-vindas ao seu primeiro filho – e foi o pai quem deu à luz
Eles são um dos casais trans mais famosos da América Latina.
É pela alegria do nascimento do primeiro filho que está passando, atualmente, um dos casais transgênero mais famosos de toda a América Latina. O venezuelano Fernando Machado, nascido Maria, e a equatoriana Diane Rodríguez, nascida Luis, curtem já há 18 semanas a chegada do filho ao mundo.
A imprensa internacional tem dado atenção especial à família, já que foi Fernando, o pai, quem deu à luz a criança. Isso é possível porque, apesar da transgeneridade, nenhum dos dois optou por fazer cirurgia de mudança de sexo.
Os dois se conheceram através das redes sociais. Segundo entrevista concedida à BBC, Diane procurava por um companheiro que a apoiasse em sua carreira como ativista política. “Depois de alguns dias batendo papo com ela, peguei um ônibus e fui para o Equador”, conta Fernando.
Diane tem uma ONG, a Silueta X, cuja sede precisa ser monitorada 24 horas por dia – depois de sofrer vários sequestros e ataques, a moça tem consciência plena da violência pela qual a população trans da região ainda passa. Apesar de não ter sido eleita, ela foi a primeira transgênero a se candidatar ao Congresso no Equador, em 2013.