Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Casal trans no Equador dá as boas-vindas ao seu primeiro filho – e foi o pai quem deu à luz

Eles são um dos casais trans mais famosos da América Latina.

Por Giovana Feix - Atualizado em 21 jan 2020, 04h32 - Publicado em 27 set 2016, 08h17

É pela alegria do nascimento do primeiro filho que está passando, atualmente, um dos casais transgênero mais famosos de toda a América Latina. O venezuelano Fernando Machado, nascido Maria, e a equatoriana Diane Rodríguez, nascida Luis, curtem já há 18 semanas a chegada do filho ao mundo.

A imprensa internacional tem dado atenção especial à família, já que foi Fernando, o pai, quem deu à luz a criança. Isso é possível porque, apesar da transgeneridade, nenhum dos dois optou por fazer cirurgia de mudança de sexo.

Reprodução Facebook
Reprodução Facebook

Os dois se conheceram através das redes sociais. Segundo entrevista concedida à BBC, Diane procurava por um companheiro que a apoiasse em sua carreira como ativista política. “Depois de alguns dias batendo papo com ela, peguei um ônibus e fui para o Equador”, conta Fernando.

Reprodução Facebook
Reprodução Facebook

Diane tem uma ONG, a Silueta X, cuja sede precisa ser monitorada 24 horas por dia – depois de sofrer vários sequestros e ataques, a moça tem consciência plena da violência pela qual a população trans da região ainda passa. Apesar de não ter sido eleita, ela foi a primeira transgênero a se candidatar ao Congresso no Equador, em 2013.

Continua após a publicidade
Publicidade