Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Casal cria parque adaptado para crianças com deficiência

Deficiência nenhuma pode ser motivo para os pequenos deixarem de se divertir e aprender. Este é o lema de Rudi Fischer, o fundador do primeiro parque adaptado de São Paulo.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 04h57 - Publicado em 16 Maio 2014, 21h00

Na foto, Viviane Brinca com o filho Joaquim. “Ver o Quim brincando e aprendendo é muito gratificante. Cada coisa que ele faz tem um significado enorme para mim”, ela diz.
Foto: Alinne Tosha

Brincar é muito mais que um passatempo ou uma maneira de distrair a criança enquanto os adultos resolvem assuntos de adultos. Brincar ajuda os pequenos a conhecer o mundo, os próprios limites e até a resolver conflitos – quem na infância nunca teve que pedir desculpas a um amigo depois daquela bolada mais forte durante a queimada? Enfim, é uma das melhores formas de se preparar para a vida de gente grande que todos enfrentamos um dia.

É por isso que está lá no Estatuto da Criança e do Adolescente: toda criança tem o direito de brincar – e isso, claro, inclui os quase 30 milhões que têm algum tipo de deficiência no Brasil.
Pensando nessa turminha enorme, um executivo de São Paulo resolveu criar na cidade o primeiro parque adaptado para crianças especiais. A linda iniciativa foi uma maneira que Rudi Fischer e a mulher, Claudia Fischer, encontraram para lidar com a dor de perder a filha, Ana Laura, de 3 anos num acidente de carro.

O espaço do projeto, que recebeu o nome Anna Laura Parques para Todos, foi construído na unidade da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) do bairro da Mooca, conta com 15 brinquedos, entre escorregadores adaptados e balanços que acomodam cadeira de rodas. E o melhor: a proposta logo deve chegar a outras cidades (acompanhe as novidades no site annalaura.org.br). “Espaços como esse proporcionam novas experiências às crianças especiais e nos dão a possibilidade de vê-las sorrindo. Isso compensa qualquer tristeza”, afirma Fischer.

Saiba como são alguns brinquedos do parque adaptado:

Continua após a publicidade

· Espelho vermelho: permite que uma criança que não possa virar o pescoço e olhar para os lados consiga se enxergar de todos os ângulos.

· Cama elástica: até as que não conseguem ficar em pé podem brincar. Melhora a flexibilidade dos pequenos.

· Trepa-trepa: fortalece os músculos dos braços, ótimo para crianças que usam cadeira de rodas.
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.