Cansei de ser boazinha e de fazer tudo o que ninguém mais quer. Aviso a chefe?
Cynthia de Almeida explica como agir quando você não aguenta mais ser explorada pelos outros colegas de trabalho
Cansei de ser boazinha e de me oferecer para fazer tudo aquilo que ninguém mais quer no escritório. Escrevi um longo e-mail para minha coordenadora dizendo que, a partir de agora, vou focar apenas no meu trabalho. Agora estou na dúvida sobre enviar ou não essa mensagem…
Cynthia de Almeida: Não envie. Não importa o que você tenha escrito no seu e-mail-desabafo, delete. Sim, você está coberta de razão: garotas boazinhas que se prontificam a executar tarefas que ninguém mais quer geralmente não são reconhecidas. Muito menos recompensadas ou promovidas. Primeiro porque o trabalho que costuma “sobrar” para os colegas mais prestativos é do tipo que demanda muito esforço e gera pouca vitrine. Burocráticos ou braçais, consomem o tempo que deveria ser investido em prioridades e resultado. Se este é o seu caso, é ótimo que tenha percebido isso e queira dar um basta. Mas sua decisão não precisa ser comunicada formalmente à chefia, muito menos por escrito. Ao fazê-lo, pode dar a impressão de estar recusando trabalho (que, afinal, nem é seu), errar no tom (o que é quase inevitável quando estamos chateadas) ou se vitimizar em excesso e culpar os colegas. Basta mudar de atitude: pare de se oferecer. Se necessário, recuse pedidos de forma gentil, mas com firmeza. O importante é manter o foco naquilo em que você é boa de fato. Sem medo de perder a fama de garota boazinha…
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