Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Canário de bico fechado?

Descubra o que deixa a ave silenciosa e o que fazer para ela voltar a cantar

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 11h07 - Publicado em 7 nov 2008, 21h00
Canário de bico fechado?

Os pássaros cantam para atrair as fêmeas 
Foto: Dreamstime

Nem o mamão fresquinho que você oferece diariamente, nem a vista privilegiada do quintal: seu canário preferido, aquele que você trata como um integrante da família, simplesmente parou de cantar.

‘Os pássaros cantam para defender o território e chamar a atenção da fêmea’, ensina Johan Dalgas Frisch, especialista em aves do Brasil. Depois que os ovos chocam, as aves cantam para ensinar sua melodia aos filhotes.

Canários trocam as penas na passagem do outono para o inverno. Nessa época, é comum que fiquem quietos. Afinal, a temporada de namoro só começa na primavera. Se ele já tem plumas novas mas não dá nem um pio, tente as sugestões abaixo.

Voz de tenor
Alguns descuidos podem acabar com a cantoria. Deixe a gaiola tomar um pouco de sol, mantenha-a livre das correntes de vento e cubra-a quando fizer frio. Alimente-o com couve, alpiste, banana, mamão e maçã. Às vezes, é bom oferecer ovo cozido. Esse alimento fornece as proteínas que ajudam a fortalecer os músculos que ele vai usar no canto.

Continua após a publicidade

Som na caixa
Coloque outro cantor por perto: pode ser um pássaro ou mesmo um CD com a gravação do canto de canários. Ouvir um concorrente cantando vai estimulá-lo. ‘Se não der certo, ponha uma canária numa gaiola meio longe, sugere Frisch. Seu canário vai cantar para atrair a moça para perto. Quando eles estiverem bem afinadinhos, experimente colocá-los juntos.

Espelho, espelho meu
Talvez seu canário esteja se sentindo meio solitário convivendo entre tantos seres humanos. Tristinho desse jeito, pra que cantar, né? Se você não pretende arranjar outra ave, prenda um espelho dentro da gaiola. Ele vai achar que há outro macho no pedaço e vai cantar para afastá-lo. Fique de olho para que ele não leve a coisa a sério demais: se perceber que o canário está inquieto com o ‘rival’, tire o espelho e tente outra solução.

Água que passarinho não bebe
A água do seu canário pode estar contaminada por fezes. Tenha dois bebedouros e, a cada dois dias, lave aquele que não estiver em uso. Deixe-o de molho em 1 colher (sopa) de água sanitária diluída em 1 litro de água.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.