CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Cada vaso em seu lugar

Veja o modelo certo, os ambientes adequados da casa e os cuidados com a manutenção para garantir uma bela decoração com essa peça

Por Redação M de Mulher Atualizado em 21 jan 2020, 12h20 - Publicado em 28 out 2008, 21h00

O material e o tamanho do vaso 
influenciam no crescimento e 
desenvolvimento da planta
Foto: Dreamstime

Um simples vaso pode ser a peça-chave da decoração da sua casa. Bem colocadas, as plantas dão um clima de intimidade, dividem os espaços com charme e equilíbrio, além de trazer a natureza para pertinho de você e sua família. 

Tanto é assim que muitos arquitetos e decoradores escolhem primeiro o tamanho, a forma e o material dos vasos antes mesmo de ir atrás dos móveis. Mas atenção: as plantas são seres vivos e, portanto, é fundamental respeitar as necessidades de cada espécie. 

Para isso você precisa escolher muito bem o vaso e onde ele será colocado. Veja o que levar em conta na hora de comprá-lo.

Os 3 tipos básicos
Para acertar na compra, considere os seguintes critérios: o material, a cor, o revestimento e o tamanho do vaso.

• De cimento
Esse vaso é ideal para salas, varandas e outros ambientes externos. Apesar de ser curinga (pois pode ser pintado de qualquer cor), é contra-indicado para locais onde bate muito sol, já que as raízes da planta esquentam demais. Pinte-o de cores claras. Ideal ainda para espécies de grande porte, como palmeiras, bambus e araucárias.

• De barro ou cerâmica
Baratos e rústicos (sem acabamento), esses vasos não podem ser pintados porque ficam úmidos. São ideais para plantas que exigem muita água. Antes de usá-los, deixe-os submersos em água por uma noite. Bons para bromélias, avencas e rendas-portuguesas. Substituem xaxins.

• De plástico
É o vaso mais em conta. Embora fácil de usar, ele é pouco resistente. Evite colocar os pretos expostos diretamente ao sol, pois esquentam muito. São ideais para o plantio de pequenas mudas, que depois devem ser transplantadas.

Continua após a publicidade
Publicidade