Brincar com culinária pode melhorar a alimentação dos seus filhos
Providencie os aventais e mãos à obra!
Pode acreditar: lugar de criança é na cozinha. Apesar dos perigos inerentes ao espaço, como o risco de queimaduras e cortes, é possível garantir brincadeiras seguras e divertidas. Basta planejar com cuidado, respeitando as características de cada faixa etária. Quem garante é o chef-confeiteiro Fernando Oliveira, responsável pelas aulas de culinária para crianças realizadas no empório Eataly, em São Paulo. “Crianças são curiosas por natureza e, dentro da cozinha, essa curiosidade aflora ainda mais. Mas elas também assimilam rapidamente os processos e as regras”, afirma.
Manipular facas, acender a chama do fogão ou abrir o forno quente, por exemplo, são tarefas que devem ficar sob a responsabilidade de um adulto. As crianças, por sua vez, devem sempre vestir roupas e sapatos confortáveis, livres de adornos. Receitas que levam poucos ingredientes e ficam prontas em menos tempo, aconselha o chef, são ideais para os iniciantes. E esteja preparado para um bem-vindo efeito colateral: não é raro que os pequenos cozinheiros terminem a aula com menos restrições alimentares. Segundo Fernando, é comum ver os alunos provando alimentos que eles dizem não gostar – principalmente aqueles que costumam ficar no canto do prato, como legumes e verduras. “O contato com os ingredientes é mágico. Descobertas só acontecem quando tentamos coisas novas, e as crianças são experts nisso.”
A receita a seguir faz parte das apostilas de Fernando e até parece coisa de profissional. Mas ele garante que crianças a partir de seis anos têm plenas condições de executá-la – desde que acompanhadas por um adulto. “Massas fazem parte do dia a dia infantil e possibilitam uma infinidade de combinações com os molhos, vegetais e carnes”, defende. “Essa versão, com molho de tomate fresco, é saudável e muito nutritiva.” Então, mãozinhas na massa já!
MASSA FRESCA COM MOLHO DE TOMATE
4 porções
Ingredientes
massa
150 g de farinha de trigo
50 g de semolina
2 ovos inteiros
molho
8 tomates italianos picados
1 cebola
2 dentes de alho triturados
tomilho, orégano e manjericão frescos a gosto
3 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto
parmesão ralado para polvilhar
Modo de fazer
massa
- Em um recipiente grande, misture a farinha de trigo e a semolina. Depois acrescente os ovos e misture bem, com as mãos, até que a massa fique lisa – para misturar melhor, polvilhe farinha de trigo sobre a mesa e sove bem.
- Agora embale a massa em filme-plástico e leve à geladeira por 20 minutos. Depois abra a massa com um rolo e corte em fios, ou modele como preferir. Reserve.
molho
- Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até dourar. Acrescente o alho, adicione os tomates e mexa bem. Tempere com as ervas, tampe a panela, reduza o fogo e deixe apurar por cerca de 10 minutos. Desligue e reserve.
Finalização
- Em uma panela com bastante água fervente, adicione um punhado de sal e cozinhe a massa por aproximadamente 3 minutos. Escorra e sirva com o molho.