Quem acompanha o site de LOLA já percebeu que a gente adora street art. Uma das artistas que tem encantado a redação é Stanislava Pinchuk: ela chama a atenção de qualquer passante da cidade de Melbourne, Austrália, onde mora.
O trabalho da moça é único: ela mistura pintura, ilustração e colagem pelas paredes e muros da cidade. Sua inspiração vai desde o estilo estético Art Nouveau até o grafite contemporâneo, passando pela arte construtivista russa. Ultimamente, ela vem se inspirando também com folclores europeus, mitologia grega e literatura russa. Menina culta, não? Pois pasmem: Miso, como Stanislava é conhecida na Austrália, tem apenas 21 anos e rabisca as ruas de Melbourne desde os 14.
Dos seus trabalhos, os nossos preferidos e os dela também! são de mulheres no estilo babushka, desenhadas simetricamente ao redor de portas, dando um aspecto de espelho que ganha mais força com a repetição de padrões nas roupas das mulheres. A forma como uma porta transformada pode fazer uma tarefa relativamente banal, como passar por dentro dela, parecer algo como um evento, algo que faz uma conexão, cria um momento particular em um espaço público. Eu realmente gosto dessa ideia, disse Miso em uma entrevista recente.
Continua após a publicidade
Veja
aqui uma galeria de fotos com as babushkas e outras mulheres da street art de Miso!