Até esta quarta-feira (1º), todo o nosso trabalho foi destinado somente para o pagamento de impostos
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), 153 dias do nosso árduo esforço anual são destinados exclusivamente para cobrir estes gastos tributários
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), todos os brasileiros trabalharam até esta quarta-feira (1º) apenas para pagarmos os impostos, isto é, 153 dias do nosso árduo esforço anual são destinados exclusivamente para cobrir estes gastos tributários.
O levantamento analisou impostos, taxas e outras contribuições obrigatórios a todos nós, segundo prescrição das instâncias federal, estadual e municipal. E os dados são assustadores: com o passar dos anos, há um crescimento significativo de parte da nossa jornada de trabalho destinada para cobrir esses gastos. Há cerca de três décadas, 82 dias de trabalho eram necessários para suprir a cobrança, há uma, 145.
Uma média calcula que, mensalmente, os números equivalem a aproximadamente 41,08% do nosso salário bruto. Entre os anos de 2014 e 2015, nota-se um ligeiro aumento deste número, que chegou a 41,37%.
Estamos quase batendo o índice dos noruegueses, que trabalham 157 dias para arcar com a carga tributária nacional, ou dos suecos, que alcançam a marca de 163 dias, segundo informações divulgadas por um ranking global.
Um painel localizado no centro da capital paulista, chamado “Impostômetro”, que calcula, em tempo real, a quantia de impostos destinada ao Estado, alcançou recentemente o exorbitante número de R$ 830 bilhões.