Cervejaria Colorado, em Ribeirão Preto: uma das favoritas de Ingrid Calderoni
Rodar o Brasil atrás de boas cervejarias, criar uma confraria para tomar uma cervejinha e jogar conversa fora com o grupo de amigos. Faltou só o futebol, certo?
Errado, bem errado. Eu não curto futebol, não. Mas gosto de ver os jogos do Brasil na Copa, sempre bebericando boas cervejas, conta a autora do livro
O Roteiro Secreto das Loiras, Ruivas e Morenas Geladas, Ingrid Calderoni. Aficcionada pelo mundo das cervejas especiais, Ingird decidiu fabricar a sua própria, depois de fazer uma viagem do Oiapoque ao Chuí, visitando mais de 40 cervejarias.
A cervejeira se uniu com sete amigas todas de paladar refinado e adoradoras de uma boa cerveja e fundou a confraria
Maltemoiselles. E elas não gostam só de cervejinha de menina, não. Detesto esse tipo de rótulo, e acho que nenhuma mulher quer viver no gueto do paladar feminino. Eu, por exemplo, não gosto de cervejas doces, adoro o amargor do lúpulo. Acho que as mulheres querem é beber de igual para igual mesmo, protesta Ingrid.
Continua após a publicidade
Se você também tem o paladar aguçado para as loiras, ruivas e morenas geladas desse Brasil e não perde a oportunidade de conhecer um lugar rústico e bacana -, anote as dicas de melhores cervejarias do Brasil, que Ingrid separou especialmente para LOLA.
(Av. Pedroso de Moraes, 604 Pinheiros | fone: (11) 3628-5000 | São Paulo SP)
O gastropub fica no coração de Pinheiros e consegue combinar gastronomia de primeira com as cervejas feitas no próprio local. Adoro os nomes das cervejas, que remetem a lendas do folclore brasileiro. É um respiro para quem está cansado dos bares abarrotados da Vila Madalena.
Continua após a publicidade
Cervejaria Canoinhense, em Santa Catarina
(Rua Três de Maio, 154 Centro | fone: (47) 3622-0358 | Canoinhas SC)
Continua após a publicidade
É a cervejaria mais antiga em funcionamento no país e reúne objetos que hoje só podem ser vistos em museus. O passeio é uma aula de história cervejeira! Destaque para a inusitada parede de macacos empalhados e para o porco de duas cabeças conservado em formol no bar. A fábrica funciona todos os dias, das 8h30 até o pôr-do-sol. As visitas devem ser agendadas com antecedência, diretamente com Gerda Loeffler.
Falke Bier, em Minas Gerais
Continua após a publicidade
(Alameda dos Falcões, 680, Cond. Vale do Ouro Ribeirão das Neves | fone: (31) 3031-2888/2551-4300 | Belo Horizonte MG)
A micro-cervejaria fica num bucólico sítio em Ribeirão das Neves, próximo à BH. Lá é possível visitar a cave onde as primeiras cervejas estilo trapistas made in Brazil foram feitas. O melhor é que as bebidas descansam ao som de canto gregoriano. Segundo Marco Falcone, o cervejeiro, isso faz bem às leveduras. Agende as visitas com ele com antecedência pelo telefone ou pelo e-mail.
(Rua Sebastião Benedito Reis, 582 Parque Jataí | fone.: (15) 3242-7685 | Votorantim SP)
A micro é uma das mais premiadas do país, e fabrica um estilo difícil de encontrar, a Rauchbier, cerveja que leva malte defumado na receita. O lugar é cheio de curiosidades Bamberg é a cidade alemã onde o casal de cervejeiros Alexandre e Janaína Bazzo passaram sua lua-de-mel. Há várias lembranças da viagem, como a miniatura da prefeitura da cidade e a coleção de bolachas de cerveja do casal. As visitas guiadas acontecem às sextas-feiras, das 16h30 às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h, agendadas com antecedência pelo telefone ou e-mail . A visita com degustação de todas as cervejas produzidas custa R$15, mas também é possível fazer visitas gratuitas de apenas 30 minutos.
(Rua Minas, 394 Subsetor Norte 1 | fone: (16) 3941-4949 | Ribeirão Preto SP)
A cervejaria foi a primeira a usar ingredientes típicos do Brasil como mandioca, rapadura e café em suas cervejas. Além de bebericar a Índica (IPA com rapadura) direto do tanque, é um passeio e tanto percorrer os bares da cidade na companhia de Marcelo Carneiro, dono da Colorado e um dos maiores entusiastas do movimento craft beer no Brasil. As visitas devem ser agendadas por telefone, de segunda a sexta-feira.
As cervejas artesanais da mineira Falke Bier e da paulista Bamberg