Apure seus sentidos
Veja como é possível melhorar a visão, o tato e a audição com brincadeiras para toda a família
Vendar os olhos estimula o uso de outros
sentidos, como o tato.
Foto: Dreamstime
Quem nunca brincou de jogo da memória? Ou gastou uns minutos procurando a chave de casa dentro da bolsa? Ou então conseguiu ouvir a buzina do vendedor de algodão-doce quando ele ainda estava no outro quarteirão?
Nas brincadeiras de infância ou mesmo nas tarefas mais cotidianas, o tempo todo usamos intensamente nossos órgãos do sentido.
AnaMaria traz algumas atividades que podem ser feitas por toda a família. Elas ajudam a exercitar a visão, o tato, a audição e a memória. Só para ver se você está atenta: qual foi a primeira pergunta desta reportagem? Reúna os participantes e bom divertimento!
Visão de raio X
· Participantes: 3 ou mais.
· Instruções: junte num balde 30 objetos e coloque uma venda nos olhos do primeiro participante.
· Valeeendo! Só com as mãos, cada um tem cinco minutos para nomear os objetos. Não tire do balde os já reconhecidos: a idéia é confundir o cérebro, misturando informações novas e velhas.
· O vencedor: ganha quem acertar o nome do maior número de objetos que estão no balde.
Ouvido biônico
· Participantes: 1.
· Instruções: à noite, deitada na cama, inspire e expire profundamente. Fique assim por uns cinco minutos até sentir que está bem relaxada.
· Valeeendo! Comece com sons próximos: o tic-tac do relógio, a televisão da sala… Com treino, dá para ouvir até o barulho da rua.
· O vencedor: se você conseguir escutar os passarinhos mesmo com o ronco do seu marido, já ganhou!
Mãos de ouro
· Participantes: 3 ou mais.
· Instruções: coloque em uma mesa 50 objetos comuns: lápis, tampinha, grampo, tesoura, revista, porta-retrato, maçã, boneca…
· Valeeendo! Deixe que todos olhem a mesa por cinco minutos. Depois, ponha os participantes de costas e peça que anotem tudo que vier à lembrança.
· O vencedor: cada acerto vale um ponto. Ganha o participante que somar mais pontos.