Aplicativo ajuda os pais a se conectarem com seus filhos autistas

O app foi desenvolvido para estimular o contato visual em crianças que sofrem de autismo

Um app capaz de melhorar a habilidade de crianças autistas de fazer contato visual, ler expressões faciais e expressar suas emoções. “Meu filho tem dificuldade de fazer contato visual com pessoas. Até mesmo comigo. É como se houvesse uma barreira invisível entre nós”, conta a mãe do menino autista Jong-Hyun Kim, 11 anos, apresentado no video Case que levou o Leão de Prata no Festival de Cannes, este ano. Ajudá-la é o objetivo do Look at Me, desenvolvido por um time multidisciplinar de psicólogos clínicos, psicólogos cognitivos e psiquiatras – uma colaboração do Seoul National University Bundag Hospital, do departamento de tecnologia da Yonsei University, na Coreia e da marca Samsung. 

Veja mais: os sinais do autismo dos 2 aos 24 meses

O aplicativo, que usa a função câmera de devices como smartphones e tablet, tem um sistema de missões temáticas e efeitos visuais e sonoros que mantêm as crianças engajadas. Por exemplo: em um dos jogos, a criança usa a câmera frontal do celular para “encaixar” seu rosto numa moldura e tirar uma foto. No outro, ela precisa identificar de quem é o rosto selecionado. Uma terceira brincadeira pede que a criança reconheça carinhas tristes ou felizes. A cada nova tarefa cumprida, há recompensas variadas. Os níveis podem ser customizados a partir das conquistas das crianças. Cada missão no aplicativo requer interação entre os pais e os filhos, para encorajar as relações positivas e as conexões.

Veja mais: 10 perguntas e respostas sobre o autismo

O tempo recomendado no uso do aplicativo Look at Me é de 15 a 20 minutos, no máximo. Nos primeiros testes com o produto, 60% das 20 crianças testadas durante 8 semanas apresentaram alguma melhora. “No início eu não estava certa sobre o programa. Mas acho que ele mudou para melhor. (…) E eu sinto que ele olha para mim como uma mãe. Agora que podemos nos olhar nos olhos, nós nos aproximamos muito.” Assista o vídeo (em inglês). 

 

O aplicativo está disponível na Google Play Store, e é gratuito. Mas, por enquanto, só tem versão em inglês. Compatível com Samsung Galaxy (S3, S4, S5, Note 2, Note 3, e Note 5, Zoom e Zoom 2 e TabS). 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s