Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Agora, o que os jovens gostam mesmo é de ficar na fila!

O fenômeno entre jovens movimenta o mercado do consumo e vale mais se a experiência puder ser compartilhada nas redes sociais.

Por Laís Barros Martins
Atualizado em 20 jan 2020, 09h20 - Publicado em 3 ago 2017, 15h32

Parece que as filas têm ganhado certo status entre os consumidores millennials. O fenômeno de participar desta experiência e ter a oportunidade de comprar itens que poucos terão e se esgotarão em pouquíssimo tempo transforma seus membros em uma comunidade da subcultura. Fazer parte disso é o que torna tudo tão legal, apesar das horas de espera que podem ser recompensadoras.

As lojas Supreme, a marca de streetwear mais desejada e cultuada do momento, com unidades em Nova York, Los Angeles, Londres, Paris e Tóquio, são um ícone deste fenômeno. De camisetas, moletons e suéteres lançados em baixa escala aos sapatos em colab com a Nike, jaquetas com North Face e os hoodies com a Comme des Garçons, a Supreme se transformou em uma gigante da moda e a parceria recente com a Louis Vuitton só reforça esta posição. 

Supreme Louis Vuitton
Fila para comprar os itens Supreme em collab com a Louis Vuitton ()

Com baixas ofertas e altas demandas, a Supreme oferece mais a oportunidade de ter uma peça exclusiva do que a peça em si. Ou seja, as peças importam menos do que a possibilidade de enfim tê-las. Há grupos fechados no Facebook, como o Sup Talk, com mais de 60 mil membros que compram, vendem e trocam peças da marca, inclusive para colecionadores, movimentando o mercado. Muitas vezes, eles só se conhecem da internet e estão conectados por este nicho de produto que funciona como um agente social de identificação, como se eles soubessem de algo que nem todo mundo sabe.

Nestes encontros propiciados pelos saldões da Supreme, os jovens compartilham a ideia de autenticidade e exclusividade – você não pode encontrar estes itens na Bloomingdale ou Macy, por exemplo -, descobrem interesses em comum – de esportes à música – e buscam por aceitação enquanto dividem estes momentos em que a sensação de estar juntos, mesmo que com desconhecidos, é suficiente para os conectar de modo profundo. Para eles, estar na fila já é bem legal. Mas publicar um Stories no Instagram sobre estar na fila e contar para todo mundo que você conseguiu o seu “troféu” é ainda mais legal. Até a próxima oferta.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.