Agora, o que os jovens gostam mesmo é de ficar na fila!

O fenômeno entre jovens movimenta o mercado do consumo e vale mais se a experiência puder ser compartilhada nas redes sociais.

Parece que as filas têm ganhado certo status entre os consumidores millennials. O fenômeno de participar desta experiência e ter a oportunidade de comprar itens que poucos terão e se esgotarão em pouquíssimo tempo transforma seus membros em uma comunidade da subcultura. Fazer parte disso é o que torna tudo tão legal, apesar das horas de espera que podem ser recompensadoras.

As lojas Supreme, a marca de streetwear mais desejada e cultuada do momento, com unidades em Nova York, Los Angeles, Londres, Paris e Tóquio, são um ícone deste fenômeno. De camisetas, moletons e suéteres lançados em baixa escala aos sapatos em colab com a Nike, jaquetas com North Face e os hoodies com a Comme des Garçons, a Supreme se transformou em uma gigante da moda e a parceria recente com a Louis Vuitton só reforça esta posição. 

Supreme Louis Vuitton Fila para comprar os itens Supreme em collab com a Louis Vuitton

Fila para comprar os itens Supreme em collab com a Louis Vuitton (/)

Com baixas ofertas e altas demandas, a Supreme oferece mais a oportunidade de ter uma peça exclusiva do que a peça em si. Ou seja, as peças importam menos do que a possibilidade de enfim tê-las. Há grupos fechados no Facebook, como o Sup Talk, com mais de 60 mil membros que compram, vendem e trocam peças da marca, inclusive para colecionadores, movimentando o mercado. Muitas vezes, eles só se conhecem da internet e estão conectados por este nicho de produto que funciona como um agente social de identificação, como se eles soubessem de algo que nem todo mundo sabe.

Nestes encontros propiciados pelos saldões da Supreme, os jovens compartilham a ideia de autenticidade e exclusividade – você não pode encontrar estes itens na Bloomingdale ou Macy, por exemplo -, descobrem interesses em comum – de esportes à música – e buscam por aceitação enquanto dividem estes momentos em que a sensação de estar juntos, mesmo que com desconhecidos, é suficiente para os conectar de modo profundo. Para eles, estar na fila já é bem legal. Mas publicar um Stories no Instagram sobre estar na fila e contar para todo mundo que você conseguiu o seu “troféu” é ainda mais legal. Até a próxima oferta.