A polêmica da blogueira fitness mirim e os perigos de atividades físicas em excesso na infância

Menina de 9 anos cria perfil no Instagram para mostrar sua rotina de exercícios em academia e levanta polêmica sobre os problemas que a malhação precoce podem gerar

Em apenas dois dias, Anna Clara Mansur, uma menina de 9 anos que vive em Goiânia (GO), virou o centro das atenções e chegou a ter mais de 20 mil seguidores no Instagram. Ela se intitula “a primeira blogueira fitness infantil”, é filha de personal trainer, frequentadora de academia e decidiu postar em seu perfil na rede social sua rotina de malhação, vídeos de treinos funcionais e os alimentos saudáveis que consome.

Imagens da menina se espalharam na web e causaram polêmica após internautas considerarem um exagero por parte dos pais deixar uma criança se dedicar tão cedo a uma série de exercícios e se preocupar com boa forma.  Na terça-feira (03), a conta de Anna no Instagram foi bloqueada. 

A assessoria da rede social informou, por meio de nota, que não comenta contas específicas, mas explicou que “os termos de uso do aplicativo estabelecem que não é permitido o uso da plataforma por menores de 13 anos”. Disse ainda que a rede social possui ferramentas para que as pessoas denunciem usuários que possam ser menores de idade. “Todas as denúncias são analisadas pelo nosso time”, afirmou o comunicado.

“A Anna faz jump, usa cinto de TRX, corre em circuito de cones e pula corda, tudo liberado para uma criança da idade ela. A única diferença é que, em vez de fazer essas atividades na rua, na escola ou na pracinha, ela se exercita em uma academia, que é meu ambiente de trabalho, mas ela poderia estar fazendo tudo isso em qualquer outro lugar. Ela não tem preocupação com o corpo, faz porque gosta”, garante o Weslley Mansur, pai e personal trainer da menina.

Segundo Weslley, tudo o que a filha faz é seguro. “Uma criança que joga futebol corre mais risco de sofrer uma lesão do que a Anna, que faz exercícios funcionais. Não entendemos a polêmica que o Instagram dela causou e nem o bloqueio do perfil. Ela ficou arrasada, Mas já criamos uma nova página para e os números de seguidores estão crescendo”, afirma.

Anna Clara Mansur, a musinha fitness Anna Clara Mansur, a musinha fitness

Anna Clara Mansur, a musinha fitness (/)

Crianças e exercícios físicos

De acordo com o Dr. José Gabel, secretário do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), a prática de exercícios físicos regulares fortalece a massa óssea e muscular, contribui para o aperfeiçoamento e aquisição de habilidades motoras, desenvolve a flexibilidade, ajudando na manutenção da postura e equilíbrio, além de melhorar o sistema cardiocirculatório.

Porém, o médico ressalta que o exagero de exercícios físicos nessa faixa etária tem efeito contrário e pode até prejudicar o desenvolvimento dos pequenos. “Pais desejam criar atletas mirins, com agendas sobrecarregadas. Esse ritmo é prejudicial, resulta em sintomas diversos como criar motivos para não frequentar as aulas, fadiga, cansaço, perda de concentração, alterações no humor, irritabilidade, insônia, dores musculares e articulares, além do grande risco de lesões”, conta.

A Sociedade de Pediatria recomenda algumas atividades adequadas para cada faixa etária:

De 1 mês a 1 ano: estímulos sonoros, estímulos visuais com panos coloridos, brincar de engatinhar, mímica, esconder e achar, além de espalhar brinquedos para estimular o bebê a se mover até alcançá-los.

De 1 a 5 anos: o que envolva corrida, chute, dança e teatro.

De 5 a 8 anos: aqui é importante incluir aquelas que contem regras, além de correr, dançar e iniciação esportiva – apresentação das modalidades sem ser competitivo.

De 8 a 14 anos: tênis, futebol, vôlei, basquete, natação, handball, ginástica, judô e demais modalidades voltadas para o desenvolvimento esportivo.

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s