A Irlanda elegeu um primeiro ministro gay e isso é demais
É a primeira vez que isso acontece no país - e a quarta no mundo.
Há duas semanas, todo mundo reparou (e achou incrível!) a presença do “primeiro-marido” de Luxemburgo, Gauthier Destenay, entre primeiras-damas em uma reunião da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Único homem na foto em questão, ele é casado com o primeiro-ministro luxemburguês Xavier Bettel – um dos três primeiros indivíduos abertamente homossexuais a ser eleito primeiro-ministro.
Leia mais: 5 grandes mentiras sobre pessoas gays | A Gorda e o Gay
Na última sexta-feira (2), a Irlanda adicionou mais um político a essa lista ao eleger Leo Varadkar, abertamente gay, ao posto de primeiro-ministro. Não é incrível?
O país é bastante conservador em alguns aspectos – é o caso do aborto, por exemplo, sobre o qual as leis nacionais são um tanto restritivas -, mas foi o primeiro do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo gênero por meio de referendo, em 2015.
Leia mais: 11 jovens LGBT que estão mudando o Brasil
Fora os primeiros-ministros do Luxemburgo e, agora, da Irlanda, também a Islândia e a Bélgica elegeram líderes abertamente homossexuais: Jóhannna Sigurdardóttir e Elio Di Rupo, respectivamente.