Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

A polêmica de Semenya, obrigada a se medicar para competir com mulheres

Uma decisão oficial polêmica tira a atleta das próximas competições, a não ser que ela tome remédios que reduzam seus níveis hormonais.

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 15 jan 2020, 18h53 - Publicado em 4 Maio 2019, 12h22
 (Reprodução Caster Semenya/Twitter)
Continua após publicidade

A atleta bicampeã olímpica Caster Semenya venceu ontem com recorde mais uma prova dos 800 metros, que pode ser sua última, e reacendeu a polêmica sobre mulheres com desenvolvimento sexual diferente no esporte. Isso porque, ela tem uma alteração endócrina natural que faz com que o corpo produza testosterona em excesso. O problema é que e a Corte Arbitral dos Esportes decidiu que mulheres com níveis elevados desse hormônio não podem mais competir com outras em algumas modalidades.

A regra entra em vigo no próximo dia 8 e, se Semenya quiser competir em provas de 400 a 1500 metros, deverá tomar medicamentos que reduzam a testosterona de seu corpo.

Porém, a atleta já afirmou que não usará nenhum medicamento e também não deixará o atletismo. “É mais do que um esporte, é sobre a dignidade humana, orgulho humano”, disse.

A polêmica começou em 2009, quando, ao conquistar resultados incríveis, ela foi obrigada a fazer testes que comprovassem que é mulher. A partir daí, Semenya travou uma disputa judicial e ética com a federação de atletismo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.