CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

9 vídeos inspiradores para fazer um bom discurso na formatura

Formando ou não, a verdade é que alguns destes vídeos nos inspiram para a vida

Por Luciana Teixeira (colaboradora) Atualizado em 21 jan 2020, 17h01 - Publicado em 16 nov 2015, 11h28

Se existe alguma coisa em comum entre todos aqueles que entram na faculdade é o sonho de sair dali de toga no corpo, capelo na cabeça e diploma na mão. Mas antes disso, provavelmente você vai passar intermináveis horas fazendo trabalhos e estudando para provas (até o último minuto), aprender a tomar uns 3 cafés por dia, matar algumas horas e aulas no bar mais próximo, e se desesperar MUITO com o TCC.

Apesar de não aguentar mais, a verdade é que, a medida que o último semestre vai chegando ao fim, você começa a sentir saudade das pessoas que conheceu, professores que te inspiraram, experiências que só existiram grças à faculdade, a coxinha da cantina e o barzinho da esquina. E se tem algum momento para contar tudo isso – tá bom, quase tudo – é no discurso de formatura, essa coisa maravilhosa que indica o fechamento de um ciclo e o começo de outro.

Por isso, separamos 9 vídeos inspiradores para que você escreva seu discurso de formatura com toda a emoção que ele merece:

1) Filtro Solar

 

Apesar de ter sido gravado na voz do Pedro Bial, o discurso foi originalmente escrito por Mary Schmich, colunista do jornal americano Chicago Tribune na época. A ideia era um discurso de formatura que desse conselhos aos jovens e, bom, podemos dizer que ela completou essa missão com sucesso!

2) Steve Jobs

 

Mesmo que o criador da Apple não tenha se formado e, muito menos, feito um curso específico, Steve Jobs conta como a experiência da faculdade foi importante em sua vida para descobrir o que gostava de fazer.

3) Malala

 

A adolescente paquistanesa que inspirou o mundo em sua busca por igualdade e educação – e já tem até um documentário sobre sua trajetória -, falou à ONU sobre como o direito ao estudo é importante para todas as crianças do mundo.

4) Jim Carrey

 

O comediante fala sobre a coragem de ir atrás dos seus sonhos e objetivos, não se importando se vai ser aceito ou não pela sociedade. Afinal, você já tem um brilho próprio wink (e também tem uma pintura psicodélica feita pelo Jim Carrey, onde ele explica todas as armadilhas que você vai encontrar por aí!).

Continua após a publicidade

5) JK Rowling

 

A escritora da saga Harry Potter emocionou a todos ao lembrar do discurso que ouviu e não lembra em sua própria formatura – e nós apostamos que você vai continuar lembrando dele.

6) Bill Gates

 

Neste reencontro com a faculdade que abandonou há mais de 30 anos, o criador da Microsoft dá discursos valiosos enquanto lembra dos seus momentos dentro de Harvard.

7) Anna Kendric na saga Crepúsculo

 

Por mais que o discurso da Anna Kendrick como Jessica, na saga Crepúsculo, tenha sido sobre a formatura no Ensino Médio, é importante que não nos esqueçamos de que nossa vida sempre muda e o quanto podemos aprender com os erros.

8) Sheryl Sandberg: Por que temos tão poucas líderes

 

Mesmo não sendo um discurso de formatura, esta palestra da chefe operacional do Facebook quer debater por que temos tão poucas mulheres exercendo a liderença, apresentando questionamentos que devemos levantar se escolhermos trabalhar em grandes empresas.

9) Jout Jout

 

Apesar de ter se formado jornalista, Júlia nunca cogitou trabalhar na carreira – e isso apavorou ela também. Nesse vídeo em específico (já que ela tem vários maravilhosos), Jout Jout conta como decidiu gravar vídeos para o Youtube e as mudanças que aconteceram na sua vida.

Continua após a publicidade
Publicidade