8 problemas secretos dos filhos
A psicopedagoga Irene Maluf aponta situações que crianças escondem dos pais, ensina as técnicas para identificá-las e como agir para ajudar
3. Dificuldade nos estudos
Como identificar
· Apesar de ser um termômetro, nem sempre o boletim cheio de notas vermelhas é o único indicativo de problemas escolares. Note se seu filho mantém um diálogo no mesmo nível das outras crianças da sua idade ou se tem comportamento pouco adequado para alguém da sua faixa etária.
· Perceba se ele vai para a escola alegre ou forçado, de cara amarrada.
· Por volta dos 7 anos, os baixinhos camuflam a dificuldade de aprendizagem para os pais, mas não para os professores. Então, caso seja chamada para conversar na escola, não deixe de comparecer.
Como auxiliar
· Incentive brincadeiras com jogos educativos como palavras cruzadas, forca e atividades na internet. Vale convidar os amiguinhos para participarem também.
· Simule um problema de visão e peça para ele ler alguma história. Ou, então, divida com ele a leitura de um texto.
· Para estimular à escrita, convide-o para fazer a lista da compras do mês com você e dite os itens a serem adquiridos.
4. Hábito de roubar
Como identificar
· Objetos que não eram dele aparecem na mochila e na lancheira. Para despistar, explica ser presente dos amigos.
· Se os professores na escola comentarem sobre sumiços constantes de coisas na sala de aula, fique atenta, pois qualquer um pode ser o responsável.
Como auxiliar
· Quando rouba, a criança tira algo do meio para preencher um vazio causado por sofrimento. O ideal é procurar ajuda psicológica para descobrir os motivos que a levam a praticar pequenos furtos. O especialista também explicará a melhor forma de abordar o pequeno.
5. Mania de mentir
Como identificar
· A criança sempre exagera nas histórias. Mas atenção: até os 7 anos, isso não deve ser considerado mentira, pois nessa fase ele ainda confunde realidade e fantasia.
· Ao contar várias vezes a mesma coisa para pessoas diferentes, existe mudança no conteúdo dos fatos.
Como auxiliar
· Deixe claro: você sabe que se trata de uma mentira. Se a criança insistir, peça provas, pois ela precisa admitir o erro. No entanto, cuidado para não cometer uma injustiça.
· Mentir pode ser uma forma de compensar falta de atenção e carinho. Arranje um jeito de passar mais tempo com seu filho. Se a mania não diminuir, fale com um psicólogo.