7 entre 10 trabalhadores se demitiriam por trabalhos mais flexíveis
Pesquisa revela que jornadas de trabalho mais flexíveis se tornaram o benefício mais visado pelos funcionários
Bons salários, oportunidade de crescimento e benefícios atrativos não são os aspectos mais valorizados em um trabalho. Pelo menos 70% dos funcionários trocaram de empresa em busca de empregos que oferecessem horários de trabalho mais flexíveis, incluindo a chance de trabalhar em casa com mais frequência, de acordo com uma nova pesquisa da Softchoice, empresa de consultoria de Tecnologia da Informação.
“Nós descobrimos que a maioria das pessoas valoriza muito a liberdade de customizar seu dia de trabalho – ser capaz de fazer pausas, marcar compromissos ou buscar os filhos na escola e adequar o horário de trabalho a isso”, disse David MacDonald, presidente e CEO da Softchoice, em comunicado. “Empresas que permitem esse tipo de flexibilidade se tornaram lugares muito desejados para trabalhar”.
A pesquisa apontou ainda que 62% dos funcionários se consideram mais produtivos quando trabalham fora do escritório. Além disso, 61% dos entrevistados preferem fracionar as 8h de trabalho ao longo do dia.
Outras pesquisas recentes já mostravam que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional está entre os principais objetivos de carreira dos funcionários de grandes corporações. Cerca de 45% dos funcionários sentem que não têm tempo suficiente para atividades pessoais, de acordo com uma pesquisa dos sites WorkplaceTrends.com e CarrerArc. Para 75% dos entrevistados, a flexibilidade de local de trabalho é considerada o principal benefício.
A revista Forbes fez um levantamento com milhares de trabalhadores nos Estados Unidos e listou as 10 profissões que oferecem melhor equilíbrio entre vida pessoal e carreira. As profissões das áreas de marketing e comunicação são maioria no levantamento.
Analista de marketing, gerente de mídias sociais, professor substituto, coordenador de recrutamento e designer de experiência de usuário ficaram entre os primeiros colocados no ranking das profissões mais flexíveis.