7 ensinamentos da Sabedoria Oriental Milenar para educar os filhos
Em "Filhos educados e felizes - Com a Sabedoria Oriental Milenar", o pesquisador Marcos Akio mostra o porquê devemos sempre elogiar os pequenos. Confira a seguir alguns dos ensinamentos da Sabedoria Oriental de como criar os filhos com muito amor e respeito.
1. ELOGIE SEU FILHO
No livro “Filhos educados e felizes – Com a Sabedoria Oriental Milenar” (Editora Pandorga), o empresário e pesquisador Marcos Akio mostra que uma das características mais relevantes no modo de criar da Sabedoria Oriental Milenar consiste em “educação de elogios”. Quanto mais elogiar a criança, mais aumentará nela as boas maneiras e os valores negativos desaparecerão gradativamente. Entretanto, é muito importante não fazer elogios equivocados. Nunca fale coisas que podem alimentar o ego do pequeno, como por exemplo “filha, você é a mais linda da classe” ou “você é muito mais inteligente do que a sua amiga”. Sempre que tiver oportunidade, use as palavras com cuidado, diga algo como: “Você é muito inteligente e obediente, por isso eu me orgulho de ser sua mãe”.
2. FUJA DOS ANTIGOS HÁBITOS DE EDUCAR
Gritos, broncas e castigos definitivamente não vão melhorar o comportamento do seu filho. A educação não se trata de moldar a criança da forma desejada ou abarrotá-la de informações. Ao tentar corrigir os erros que o filho cometeu, muitas vezes os pais acabam sendo agressivos e isso agrava ainda mais o lado negativo. Converse com calma com seu filho, explique e dê exemplos. Segundo Marcos Akio, é muito fácil educar a criança: basta não fazer com ela o que não gostaria que fizesse com você.
3. SEJA O EXEMPLO
Os filhos crescem observando e seguindo o comportamento dos pais. Um pai responsável jamais educa a criança com palavras e regras dando mau exemplo. Os pais representam o pilar que sustenta toda família; por meio da conduta deles se determina o futuro dos filhos.
4. VEJA AS QUALIDADES POSITIVAS DA CRIANÇA
Repreender uma criança todas as vezes que ela agir de uma forma errada, com a intenção de corrigi-la, é o mesmo que “ficar cutucando a ferida”. Essa forma de educação equivocada acentuará ainda mais os comportamentos indesejados dos pequenos. O segredo da educação da Sabedoria Oriental Milenar é enaltecer todos os atos corretos para ampliá-los cada vez mais com atitudes construtivas.
5. PREOCUPE-SE COM A HARMONIA DO SEU LAR
Seu lar deve ser um local sagrado, onde predomina a alegria, a saúde, a paz, o amor e o respeito. Dever ser o local que o filho sentirá, acima de tudo, à vontade. Evite brigar com o marido na frente das crianças. Pode acreditar: a pior coisa para os filhos são as brigas dos pais, as quais acabam com a saúde e atraem energias negativas.
6. ENSINE A CRIANÇA A SER ÚTIL
Os pais devem ensinar os filhos a estudar como se esta fosse uma atividade de lazer, sempre os elogiando para que sintam prazer em aprender. A educação não é forçar a criança a ir à escola e muito menos encher a cabeça dela com muita informação. A educação consiste em trazer à tona a inteligência que já existe em todas as crianças, por meio de carinho e amor, sempre acreditando que seu filho é capaz.
7. ENSINE A CRIANÇA A AGRADECER
De acordo com a Sabedoria Oriental Milenar, agradecer aos pais, respeitá-los e amá-los não é um dever; trata-se de uma obrigação. Portanto, não deve haver justificativas ou motivos que isentem o filho de negligenciar o relacionamento amistoso com os pais.